Pular para o conteúdo principal

O jejum e a abstinência na lei da Igreja

             

            O mandamento da Igreja a respeito do jejum e da abstinência nunca foi tão mal vivido e tão pouco ensinado. Por isso, às portas da Quaresma, Padre Paulo Ricardo faz um esclarecimento aos católicos, explicando a que penitências a lei eclesiástica nos obriga e com que espírito devemos fazer nossos propósitos pessoais diante de Deus. 

Na próxima Quarta-feira de Cinzas, a Igreja inicia um tempo de oração e penitência, a fim de intensificarmos nosso processo de conversão e prepararmo-nos para a Páscoa do Senhor. Tal ocasião é propícia para fazermos uma catequese sobre o quarto mandamento da Igreja, que consiste em “jejuar e abster-se de carne, quando manda a Santa Mãe Igreja”.

Primeiramente, vamos definir o que é a “abstinência de carne”. No contexto do direito canônico, não há nenhuma referência ao termo “carne vermelha”, que é veiculado de forma errônea no senso comum e, às vezes, até no âmbito eclesiástico. Por isso, é importante entendermos que alimentos se enquadram no conceito jurídico de “carne”. Aves, carne bovina, suína e de caça são considerados como “carne” e deles devemos nos abster nos dias penitenciais estabelecidos pela Igreja. Já ovos, leite e seus derivados, peixes e frutos do mar não são considerados como carne para fins de abstinência. Tal distinção ocorre por razões práticas, pois a Igreja constatou, ao longo da história, que alguns alimentos são de fácil e rápida digestão, de modo que, em pouco tempo, a fome retorna. Assim, nos dias penitenciais, a Igreja orienta que, em vez das “carnes”, que geram saciedade por longo período, os fiéis consumam esses alimentos de rápida digestão.

Os dias de abstinência de carne são a Quarta-feira de Cinzas e todas as sextas-feiras do ano. No Brasil, por solicitação da Conferência Episcopal, a Santa Sé concedeu a possibilidade de que, nas sextas-feiras, exceto na Semana Santa, seja feita uma comutação, realizando-se, ao invés da abstinência de carne, uma penitência, oração ou obra de caridade a mais do que a pessoa está habituada.

A obrigatoriedade da abstinência aplica-se a todas as pessoas a partir dos 14 anos de idade. Mas, obviamente, os pais devem instruir e educar seus filhos, desde pequenos, acerca dessa prática. Estão dispensadas as pessoas que tenham algum problema de saúde que impossibilite a realização de tal abstinência.

Já o jejum eclesiástico, que deve ser observado na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa, consiste em fazer uma refeição até a saciedade — normalmente o almoço — e as outras duas refeições de forma ponderada, ou seja, comendo menos.

Essa prática do jejum, no Código de Direito Canônico de 1917, era observada durante todo o período da Quaresma. A partir do Código de 1983, tornou-se obrigatória apenas na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa, para todas as pessoas que tenham entre 18 e 60 anos.

Embora seja um dia de jejum e abstinência de carne, a Quarta-feira de Cinzas não é um dia santo de guarda, ou seja, nesse dia não é obrigatória a participação na Santa Missa. Porém, não fazemos somente o que é obrigatório, isso seria uma mediocridade espiritual. Com esta pregação queremos ensinar o que é obrigatório, a fim de que possamos de forma livre e generosa fazer muito mais do que aquilo a que somos obrigados.

São nesses atos livres e generosos que o amor se manifesta. O próprio fundamento do jejum e da abstinência é o nosso amor a Cristo, pois, assim como Ele morreu na Cruz por nós, também podemos nos mortificar por Ele. Sejamos, pois, generosos. Observemos o jejum e a abstinência e assumamos propósitos quaresmais por amor a Nosso Senhor Jesus Cristo, a fim de que, unindo-nos a Ele nas penitências desta vida, possamos estar ao seu lado na glória celeste.


Fonte: Pe. Paulo Ricardo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa