Pular para o conteúdo principal

De Pentecostes em Pentecostes

No decorrer da história da Igreja, nos mais diversos momentos, vemos alguma voz profética a se levantar e pedir um novo Pentecostes. Na verdade, a Igreja só subsiste porque é sustentada pelo Espírito Santo, vivendo a cada momento um novo Pentecostes, afinal, o Espírito Santo é a alma da Igreja.
Nós temos o Pentecostes histórico, afirmado na Bíblia em Atos dos Apóstolos, capítulo 2. Mas ainda nos livros do Novo Testamento são citados vários momentos em que a presença do Espírito Santo causou conversões e confirmou a pregação dos apóstolos e a missão da Igreja nascente.
Não só, mas também por isso, continuamos celebrando Pentecostes a cada ano, para lembrar o acontecimento histórico e para afirmar a necessidade de um constante derramar-se do Espírito para renovar a face da terra, a vida da Igreja e o modo de pensar dos homens. É o Espírito Santo que traz novo vigor e nova juventude à vida e à missão da Igreja. É o Espírito Santo que nos direciona e nos esclarece a vontade do Pai. É o Espírito Santo que suscita profetas, vocações e ministérios para que a mensagem do Evangelho alcance "até os confins do mundo". E, sem dúvida alguma, é o Espírito Santo que faz com que, jamais, "nos conformemos com a mentalidade deste mundo, mas o transformemos pela renovação do nosso espírito" (Rm 12, 12).
Se tudo isso é obra do Espírito Santo, está claro por que os bispos, no Documento de Aparecida, renovaram o clamor por um novo Pentecostes (DAa 362). Se não for dessa maneira, não há a realização do Reino. Precisamos de cristãos cheios do Espírito Santo, capazes de ser discípulos e missionários no seu ambiente de vida. E, para ir direto ao assunto: a Igreja precisa de você, jovem, repleto do Espírito Santo, para ser protagonista de uma juventude nova, com valores renovados e coração comprometido com a fé e o próximo. A Igreja conta com você para construir um mundo novo. Cada batizado já possui em si o dom do Espírito, mas é necessário que com a oração e a vida comunitária possa colocar seus dons e talentos, dados por esse mesmo Espírito, em proveito de toda a comunidade e de toda a sociedade marcada, hoje, pela tendência em colocar Deus fora de seus projetos e de seu ambiente. E a responsabilidade é toda nossa! Nós, a Igreja militante, precisamos aderir cada dia ao chamado constante do Senhor a sermos testemunhas do seu amor e da sua ressurreição, e isso só faremos, de forma eficaz, se direcionados e sustentados pelo Espírito Santo. É essa graça que renova as estruturas do nosso coração constantemente e dá aquele amor que nos impele a gastar a vida em prol do anúncio de Jesus. É essa graça que tirou o medo dos discípulos, tornando-os capazes de assumir a cruz e a perseguição com alegria, por serem achados dignos de sofrer pelo Evangelho. É essa graça que faz a Igreja ser viva e atuante no mundo, através de você, batizado comprometido e constantemente fortalecido pela ação do Espírito Santo.
O Pentecostes de ser diário, mas liturgicamente o celebramos uma vez ao ano (hoje!). Que o Senhor nosso Deus conceda que a cada Pentecostes celebrado nós não apenas "lembremos" a grande manifestação histórica do Espírito Santo, mas possamos reviver sua renovada e atualizada presença entre nós. E assim caminhamos, de Páscoa em Páscoa, até a Páscoa definitiva... de Pentecostes em Pentecostes, até o Encontro pleno com a graça do Senhor!

Pe Reginaldo Carreira
Livro "Juventude e Fé"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa