Pular para o conteúdo principal

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt.

O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida.


O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia.

Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior.

As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.

 

Voltar a casa.

Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pai dividiu os bens entre eles. Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu.

Voltar é um ato depois de ter ido embora, encontrar o que se tem perdido ou deixado. O que é a casa?

A casa significa lar, comunhão, recíproca estima, felicidade de estar com as pessoas, de não estar sozinho. O modo de partir do filho mais jovem evidencia desprezo. A maneira do filho partir é equivalente a desejar a morte de seu pai. É uma rejeição cruel do lar no qual o filho nasceu e foi criado e uma ruptura com a tradição sagrada de ser família. Partir para um país estrangeiro é condenar-se à solidão, ir ao lugar onde não se respeita o que em casa é considerado sagrado. No sentido espiritual, deixar a casa é mais do que um acontecimento histórico; é negar a realidade espiritual de que pertenço a Deus com todo o meu ser, ignorar a verdade de que sou filho amado de Deus, é procurar onde não se pode encontrar a felicidade.


Em que condições o filho retorna? O quadro é expressivo. O filho se joga ao peito do pai, exausto e resignado, com roupas pobres, mínimas para cobrir o corpo, surradas, sandálias gastas, cabeça raspada como se fosse um presidiário, despojado da sua dignidade. Deixou a casa com orgulho e dinheiro, para viver a sua vida longe de todos e de tudo. Estas são as íntimas consequências do abandono do lar.

O filho pródigo tinha que perder tudo, chegar ao "fundo do poço" para entrar em contato com o seu ser.

  
 
Na cintura, do seu lado direito, está amarrado um punhal. Pelo aspecto contrasta com a indigência das roupas. É bonito, precioso, nobre. O jovem vendeu tudo, mas não se desfez do punhal. No fundo, estava apegado à única lembrança da casa, da condição que tinha abandonado: ser filho de um nobre pai. Tudo perdeu, menos a condição de filho. E esta consciência, no fundo do ser, foi o que salvou o jovem, fez que superasse o orgulho, se submetesse ao julgamento da verdade e tivesse coragem para voltar e enfrentar a humilhação. 

Um novo nascimento

São interessantes os detalhes da cabeça. Está apoiada no peito do pai como se quisesse voltar ao ventre. De fato, a sua cabeça lembra um feto. 

É um novo nascimento. A cabeça ainda está molhada como um recém-nascido. Quando o abraço terminar, o filho perdido e encontrado será um recém-nascido, um homem novo, verdadeiramente livre.

Alguns autores tentam dar um outro significado, que provavelmente não estava nas intenções de Rembrandt. É a imagem de Jesus Cristo, Filho único do Pai, que abandona o lar da divindade, vem morar com os que se encontram abaixo de qualquer dignidade, os pecadores, os "porcos" da humanidade. Volta para entregar ao Pai a missão cumprida, e receber a glória, representada pela luz que se irradia e ilumina. É a humanidade que retorna ao Pai, pela qual o Filho de Deus se fez pecado, é o kênosis, o despojamento aceito livremente pela salvação da humanidade, que agora com ele retorna ao Pai: Ele, existindo em forma divina, não se apegou ao ser igual a Deus, mas despojou-se, assumindo a forma de escravo e tornando-se semelhante ao ser humano.

O pai

Então, ele partiu e voltou para junto do pai. Estava ainda longe, quando o pai o viu, encheu-se de compaixão, correu e lançou-se-lhe ao pescoço, cobrindo-o de beijos (Lc 15,20).

O pai o "viu", porque nunca o perdeu de vista, porque sempre olhava com saudade e esperança de um dia poder vê-lo de novo. 

O filho é acolhido pelo pai solícito, que o abraça com afeto e ternura. O pai é coberto com o manto vermelho, com sinais de nobreza nos braços.

Seu rosto é velho, abatido, cansado, mas sereno e satisfeito. Lembra o velho Simeão no Templo, quando recebeu o Menino Jesus nos braços: "Agora, Senhor, segundo a tua promessa, deixa teu servo ir em paz, porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória de Israel, teu povo" (Lc 2, 29-32).


Não foi o filho que correu primeiro para abraçar o pai. Não deu tempo. Foi o pai que saiu correndo para abraçar e beijar o filho. Pelas convenções da cultura oriental um homem nobre devia cuidar para não perder sua dignidade e respeito. Posto que o comportamento do pai é o comportamento de Deus com seus filhos perdidos, podemos dizer que o amor de Deus por nós faz-lhe perder sua soberania e compostura e sair correndo ao nosso encontro para abraçar-nos na nossa sujeira, na nossa humanidade ferida e profanada, para devolver-nos a filiação e a dignidade perdidas.

 

Pai, pequei contra o céu e contra ti.

O pai ouve em silêncio a confissão do filho. Não o repreende, não pune. O amor não é vingativo e não precisa de palavras. O amor é intuitivo. Num instante compreende o amor ressuscitado no coração do filho, o seu arrependimento e a alegria da gratuidade do perdão.

Há um detalhe: as mãos de pai são diferentes uma da outra. Uma, apoiada no ombro, é de aspecto masculino. Outra, acariciando as costas, tem aspecto feminino, de mãe. É a ternura de Deus Pai chamada no Antigo Testamento como amor visceral de uma mãe. É a paternidade e a ternura de Deus, que "não  se cansa de perdoar" (Papa Francisco).

 

O filho mais velho


O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto da casa, ouviu música  e barulho de dança. Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. Ele respondeu: é teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque recuperou seu filho são e salvo. Mas ele ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistiu com ele. Ele, porém, respondeu ao pai: eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos (Lc 15,25-29). 

Esta figura do lado direito do quadro é o filho mais velho. Apresenta semelhanças e diferenças com a figura do pai. É semelhante ao pai o rosto, barba, o manto vermelho, os sinais de nobreza nas vestes. É diferente: enquanto as mãos carinhosas do pai pousam sobre o filho mais novo, o abençoam e acariciam, as mãos do filho mais velho estão fechadas, nervosas. O rosto igualmente fechado, observando friamente, com desprezo e rancor.

Na parábola a vinda do filho mais velho do campo é cronologicamente posterior à volta e ao abraço do pai ao filho mais novo. No entanto, Rembrandt coloca duas cenas uma ao lado da outra. Deste modo, ele retrata não a história, mas o estado de espírito, o que estava acontecendo no interior das três pessoas.

Dom João Wilk

Bispo Diocesano de Anápolis

 

 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc