Pular para o conteúdo principal

Solenidade da Ascensão do Senhor

Hoje, a Igreja no Brasil comemora a Ascensão do Senhor, solenidade que recorda Jesus que Cristo subiu aos céus. Se no Natal comemoramos a vinda do Menino Deus, Deus que desce, hoje comemoramos o Senhor que sobe ao céu.
Quando Jesus foi elevado na Cruz, claro com todo contexto de dor, de abandono, de traição e de fazer a vontade do Pai, os discípulos ficaram tristes, embora Jesus tivesse falado que seria entregue nas mãos dos homens, que iria sofrer, morrer e ressuscitar. Ali no alto da Cruz os discípulos se entristeceram, não se lembravam das palavras do Senhor sobre a ressurreição. No entanto, após a ressurreição, Jesus apareceu várias vezes aos discípulos, animou-os, deu-lhe a orientação para permanecer em Jerusalém até o cumprimento da promessa, abençoou a cada um e subiu ao céu. Nessa hora os discípulos não ficaram tristes, pelo contrário, alegraram-se.

Como os discípulos puderam se alegrar sem a presença corpórea de Jesus? Os discípulos já passavam a ter atitude de apóstolos, tiveram a atitude de um bom aluno que assimila o conteúdo ministrado pelo mestre e aplica na vida. Os discípulos entenderam que deveriam ser continuadores da missão do Senhor e, apesar d’Ele ter subido ao céu, naquela hora e sempre, Ele sempre estaria com eles. “A presença física é a mais pobre presença” (beata Madre Teresa de Calcutá). Os discípulos assimilaram que o Senhor estaria sempre com eles e que ao subir ao céu, mais uma vez Jesus Cristo os elevava, pois faziam parte do único Corpo do qual eles eram membros.

Os discípulos/apóstolos sabiam que estavam provisoriamente nessa terra. 

O Senhor ao subir ao céu mostrava para onde os seus seguidores iriam por isso não se entristeceram. Alegria em saber que Deus está conosco, alegria de um dia ir para o céu deve entusiasmar cada filho de Deus.

Nesse Domingo da Ascensão do Senhor que cada um de nós tomemos posse da presença de Jesus através da sua vida, seus ensinamentos, seu amor, sua ternura sua presença nos sacramentos da Igreja, presença através do Espírito Santo, presença também no silêncio, quando não se entende isso ou aquilo, ali também o Senhor está. E em tudo na vida a fé, essa certeza “Jesus está comigo!”. Se o Senhor está com cada um em cada situação que a alegria do Senhor que subiu ao céu, na Sua subida Ele também eleva cada filho(a). Assim, que a fé no novo céu e na nova terra dê esperança a cada cristão, cada filho de Deus e por isso não desistir, não parar, esforçar-se sempre para construir o céu aqui tendo em vista e desejando a eternidade.

Fonte: Canção Nova 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa