Pular para o conteúdo principal

Conheça a oração e as imagens mais antigas da Virgem Maria

 No ano de 1927, no Egito, foi encontrado um fragmento de papiro que remonta ao século III, no qual estava descrita a oração.

Conhecida com o nome de “Sub tuum praesidium” (À vossa proteção), o texto é a mais antiga oração a Nossa Senhora que se conhece. Além de ser, possivelmente, a primeira dedicada a Maria, ela traz uma grande importância histórica e teológica:

Histórica – Ela faz referência às perseguições sofridas pelos cristãos“livrai-nos do perigo”.

Teológica – Recorre à Maria como “Mãe de Deus” (Theotókos), um dogma que já havia sido proclamado no século anterior, no Concílio em Éfeso.

 

À vossa proteção recorremos,

Santa Mãe de Deus,

Não desprezeis as nossas súplicas

em nossas necessidades,

mas livrai-nos sempre

de todos os perigos,

ó Virgem gloriosa e bendita!

Amém.

 

E você? Já conhecia essa oração? Ela sempre traz pra gente a boa certeza do cuidado da Mãe de Deus e nossa. Vale a pena aprender e rezá-la todos os dias!

Aprecie agora 8 imagens mais antigas de Nossa Senhora!

1- A Virgem Maria e o menino Jesus nas catacumbas – Século II

via historyofinformation.com
via historyofinformation.com

Está localizada na Catacumba de Priscila em Roma, Maria parece estar amamentando o Menino Jesus no colo. Ela é datada de cerca do ano 150.

2- Nossa Senhora e o Menino Jesus com os Magos trazendo-lhe presentes – século III

Giovanni DALL'ORTO / Wikimedia Commons
Giovanni DALL’ORTO / Wikimedia Commons

Este é um retrato de um sarcófago que está nos museus do Vaticano. Ele mostra a cena dos magos adorando o menino Jesus. Ele é datado do século III.

3- Protetora dos povos romanos – século V

Public Domain / Wikimedia Commons
Public Domain / Wikimedia Commons

A imagem mais antiga e importante de Nossa Senhora em Roma, reza a lenda que era um dos muitos ícones pintados por São Lucas, embora historiadores datam sua composição original para o século V.

4) Virgem Maria e o Menino Jesus entronizado entre os Anjos e Santos – século VI

Public Domain / Wikimedia Commons
Public Domain / Wikimedia Commons

Esta imagem pode ser encontrada no Mosteiro de Santa Catarina, perto do Monte Sinai e é datada do século VI. Em torno de Maria e Jesus estão São Teodoro de Amásia, São Jorge, e dois anjos. Observe também a mão na parte superior da imagem (Deus Pai?).

5) Um ícone da natividade – século VII

54
via pravmir.com

Este é um outro ícone que se encontra no mosteiro Monte Sinai, e é datada do século VII.

6) Agiosoritissa (Mãe de Deus) – século VII

via communio.stblogs.org
via communio.stblogs.org

Originalmente de Constantinopla, este ícone do século VII está mantido na Igreja de Santa Maria do Rosário no Monte Mario, em Roma.

7) Capa da cópia dos Evangelhos – Entre os séculos VIII e IX

Domínio Público
Domínio Público

Esta é a tampa de marfim de uma cópia dos Evangelhos criado na Alemanha no final do oitavo e início do século nono.

8) ícone da Virgem Maria e do Menino Jesus – Século IX

Domínio Público
Domínio Público

Este ícone está guardado no Museu de Arte da Geórgia (país), e é datada do século IX.

 Fonte: Church Pop


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa