Pular para o conteúdo principal

7 formas de aplicar a Regra de São Bento no cotidiano

Embora as restrições da Regra possam, às vezes, parecer ásperas ou mesmo irracionais para os leitores contemporâneos, elas, na verdade, iluminam princípios espirituais atemporais que podem ser de imenso valor hoje em dia

A Regra de São Bento foi composta há mais de 1.500 anos por São Bento de Núrsia, considerado o pai do monaquismo ocidental. 

Embora as restrições da Regra possam, às vezes, parecer ásperas ou mesmo irracionais para os leitores contemporâneos, elas, na verdade, iluminam princípios espirituais atemporais que podem ser de imenso valor hoje em dia.

1ESPÍRITO DE SERVIÇO

Regra enfatiza repetidamente a importância da obediência e do serviço. “A obediência é uma bênção a ser demonstrada por todos, não só ao abade, mas também uns aos outros como irmãos, pois sabemos que é por esta forma de obediência que nos dirigimos a Deus.” 

Este princípio visa claramente levar a uma imitação de Cristo, que disse de si mesmo que “o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir.”

De fato, muitos de nós somos obstinados e invejosos do nosso próprio tempo. A Regra reconhece este fato da psicologia humana e comenta que “a obediência, no entanto, será aceitável a Deus e agradável aos homens apenas se o cumprimento do que é ordenado não for medroso, indolente ou indiferente, mas livre de qualquer resmungo ou qualquer reação de falta de vontade.”

2MODERAÇÃO NA FALA

Regra de São Bento é inequívoca em suas proibições em relação à fala. “Proteja seus lábios de palavras prejudiciais ou enganosas. Prefira moderação no discurso e não fale tagarelice tola, nada que provoque risos; não ame o riso exagerado ou turbulento.” 

Isso pode parecer estrito, mas o objetivo é condenar a vulgaridade e a fofoca. Quanto de nossa fala hoje é desse tipo? Tudo o que você precisa fazer é ligar a televisão ou percorrer as redes sociais para ver a resposta por si mesmo.

3DISCIPLINA COM A ORAÇÃO

Inspirada na passagem bíblica “Sete vezes por dia, eu te louvo por suas justas ordenanças” a Regra detalha como os monges devem se reunir para a oração comunitária sete vezes por dia. Trata-se da Liturgia das Horas ou Ofício Divino. 

Embora os fiéis leigos não precisam manter o Ofício Divino, todo cristão deve manter uma disciplina de oração diária. As orações da manhã e da noite ou um terço diário são devoções comuns. Não importa qual seja sua rotina de oração pessoal, a consistência é importante.

4LEVAR UMA VIDA SIMPLES

Regra de São Bento estipula que os monges, tendo feito votos de pobreza, devem evitar os bens pessoais. “Sem uma ordem do abade, ninguém pode presumir dar, receber ou reter algo como seu, absolutamente nada – nem um livro, tábuas de escrever ou caneta – em suma, nem um único item.” 

Todos os bens deveriam ser mantidos em comum pela comunidade monástica. Para os leigos que vivem no mundo, essa pobreza radical não é prática nem prudente. No entanto, todos os cristãos podem se esforçar para cultivar um santo desapego dos bens materiais, vivendo simplesmente com menos posses estranhas. 

5TEMPERANÇA EM RELAÇÃO À ALIMENTAÇÃO

Regra exige que os monges jejuem em certas épocas do ano e se abstenham regularmente de comer carne. Mesmo quando não estão em jejum, as refeições dos monges devem ser frugais, exceto em momentos de trabalho particularmente árduo. 

Além disso, a Regra especifica que “ninguém deve presumir comer ou beber antes ou depois da hora marcada.” A temperança na comida e na bebida é importante não apenas por motivos de saúde, mas também como prática espiritual. 

Além disso, para os cristãos, o jejum é uma oportunidade de imitar a Cristo, que jejuou por 40 dias no deserto antes de iniciar seu ministério público. Nosso corpo é um templo do Espírito Santo e devemos tratá-lo como tal. 

6ZELO POR CRISTO

Um dos últimos capítulos da Regra exorta os monges a praticarem o “bom zelo”, dizendo: “Que nada prefiram a Cristo, e que Ele nos reúna todos para a vida eterna”. 

Quando centramos nossas vidas em Jesus Cristo, tudo o mais é fica em Sua perspectiva.  

7FORMAÇÃO CONTÍNUA

Acontece que São Bento realmente pretendia sua Regra para iniciantes! O capítulo final enfatiza que guardar essas ordenanças são apenas os primeiros passos no caminho para a perfeição espiritual. Felizmente, a Regra de São Bento estabelece um programa de aprendizagem ao longo da vida. 

Primeiro, estude a Bíblia: “Que página, que passagem dos livros inspirados do Antigo e do Novo Testamento não é o guia mais verdadeiro para a vida humana?” Em segundo lugar, leia os Padres da Igreja e os Doutores da Igreja: “Que livro dos santos Padres católicos não nos convoca retumbantemente ao longo do verdadeiro caminho para alcançar o Criador?” 

Essa educação continuada tem o objetivo de nos ajudar em nosso empenho para crescer em virtude, santidade e amizade com Jesus Cristo.

Fonte: Aleteia

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa