Pular para o conteúdo principal

Caso Beagles

As imagens do resgate dos beagles sendo resgatados do Instituto Royal me deixou uma pergunta: os cães estão crescendo em dignidade ou os humanos estão perdendo a dignidade?  Minha reflexão passou pela parábola do filho pródigo1. Nessa história, Jesus conta a vida de um jovem filho, que se resgata da casa de seu pai para aventurar-se livremente pelo mundo. Fora da casa do pai, o jovem acaba por viver com os porcos, a viver como um porco, comia da mesma comida deles e, quem sabe, não partilhava com ele as suas dores. Os porcos eram os seus companheiros.
Quem garante ao homem a dignidade humana é Deus. Longe do Pai, o homem perde seu valor, acaba por viver como animal e, como aquele jovem filho, a fazer de seus companheiros, os animais.
Não é um tanto isso que assistimos numa sociedade que declarou a morte de Deus? O caso dos beagles só põe em evidência uma grave perda de referência da dignidade humana. As pessoas não querem mais esposos e filhos, que exigirão delas a grandeza do amor humano. Querem animaizinhos que afaguem suas carências, mas, sem o risco de uma hora ou outra ter que discutir a relação. Sem a grandeza dos desafios de ser gente com gente, resta fazer dos bichos seus entes amados. Aí surgem as aberrações como o projeto de lei, na cidade de São Paulo, que quer velar e enterrar animais em cemitérios humanos; socialites que celebram aniversários e noivados de seus bichinhos; ou ainda, casais divorciados que brigam na justiça pela guarda do animalzinho, como se fosse uma criança.

Alguém pode retrucar: mas, valorizar os animais não significa desvalorizar a pessoa humana. Será?  Então, porque é proibido e desumano as arenas onde galos de digladiam, mas, é pico de audiência homens (mais ainda, mulheres!), se massacrarem em arenas de MMA? Por que os ovos de tartarugas são protegidos por lei e os embriões humanos podem ser descartados?  Por que animais não podem ser usados em pesquisas e humanos podem (isso foi dito por alguns dos invasores do Instituto mencionado)? Por que tantas crias de bichinhos são diariamente “fabricadas” e assumidas por famílias, mas, as crias humanas (que são desestimuladas), crianças órfãs, não são igualmente adotadas?  Não são esses exemplos que denunciam que existe uma gangorra? Quando os animais se tornam gente, a gente se torna animal? Essas são coisas de um mundo sem Deus.
Aliás, quase num parênteses neste texto, li no jornal “Estadão” uma discussão no sentido de criar leis que garantam os direitos das várias espécies mais evoluídas (foi o que eu entendi). Não sou jurista, mas, sei que os direitos se respaldam em deveres. Que deveres se pode exigir de um cão, de um macaco ou de um outro animal qualquer? Será que realmente esses seres são dignos de direitos? Parece-me o contrário, nós é que devemos respeitá-los e cuidá-los, mas de forma proporcional às suas condições sub-humanas.
É verdade que o coração da gente, olhando a carinha daqueles beagles, se enche de compaixão. É verdade! Mas aí deve entrar em cena um privilégio que temos, enquanto a espécie de animal que somos: a razão. É lógico parar todo avanço científico ou submeter pessoas humanas aos testes, em nome dessa compaixão? Se fosse, então, deveria ser abolida toda carne de nossas mesas. Se o Instituto Royal deve ser invadido, porque não fazer o mesmo com os inúmeros abatedouros dos mais diversos animais pelo país?  Se for lógico, todos seremos vegetarianos e negaremos a milenar tradição humana de se alimentar de proteína animal. Mais ainda, se o cientista é perverso, o açougueiro é um monstro e, então, vamos prender os leões que abatem impiedosamente filhotinhos, fofinhos, pelo mundo animal a fora.
No livro do Gênesis2, Deus apresenta “os animais do campo e os pássaros do céu” ao homem, que designa o nome de cada um. Porém, os animais não são a “ajuda que lhe é adequada”. Somente a mulher atende a esse anseio do homem, que exclama: “Eis, dessa vez sim, ossos dos meus ossos e a carne de minha carne”.  Na inspirada linguagem bíblica, fica claro que o companheiro adequado de um ser humano é somente outro ser humano. Os animais estão submetidos ao homem e existe para servi-lo. O “cão é o melhor companheiro” do homem, mas, dentre os animais. Se quisermos companhias assim, que o seja enquanto criação. Enquanto criação, o bicho pode até ser companheiro, mas, está a serviço do homem. Pode ser até um serviço de ordem psicológica, mas, não é mais que um servidor amigo. Porém, se quisermos um companheiro que nos ensine a ser gente de verdade, que revele o êxtase de nossa existência, não existe outro, senão alguém tão grande e exigente como um semelhante a mim, um digno e verdadeiro ser humano.
Viva cada ser humano que está no meio de nós ou na eternidade!!!
1-      Lc 15, 11-322-      Gn 2, 18-34
André Luís Botelho de Andrade
Fundador da Comunidade Católica Pantokrator
Fonte: Com. Pantokrator

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa