Pular para o conteúdo principal

São Francisco e seu relacionamento com o Carisma Encontro

"Ó humilde e fraterno e irmão de Assis, ajude-nos a alegrar o dia de nossos irmãos e da humanidade, levando-nos a fazer de nossas vidas uma linda canção de amor e louvor ao Criador. Que o amor fraterno seja para nós a força que nos impulsiona para irmos ao encontro dos irmãos e nos leva a servir a todos com verdadeira alegria. São Francisco de Assis, tu que trouxeste em teu corpo os estigmas que recebeste do Salvador, intercede por nós junto a Cristo, Nosso Senhor para que imitando-o em tudo, possamos trazer em nós as marcas do amor e dediquemo-nos com profunda caridade a socorrer o próximo nas suas diversas formas de pobreza. Amém."
São Francisco de Assis, rogai por nós!

(Oração produzida por Clayton, fundador da Comunidade Encontro)


São Francisco de Assis, um dos baluartes da Comunidade Encontro. 

- Qual a sua contribuição para nossa vocação? 

- Como sua vida nos ensina a ser ENCONTRO? 
- Como, a partir de seu carisma franciscano, entendemos o Carisma Encontro? 
- Como é nossa relação de amizade? 


Entenda o que o Santo da Paz agrega ao SER ENCONTRO:



- Adorar a Jesus Eucarístico: Estar diante de Jesus, do Santíssimo Sacramento dizendo "Meu Deus, meu Tudo". Uma busca incessante de que a vida seja tomada e possuída por Deus como a de São Francisco foi. 

- A construção de um reino invisível: O amor, a entrega, a serenidade, o sim, a compreensão, a maternidade, são dons que auxiliam a construir a comunidade. Uma espiritualidade ao nível invisível. 


- Morte para si mesmo: Renúncia de si, humildade, docilidade, mansidão, são virtudes que motivam na caminhada e São Francisco convida a estar na cruz, para estar enfermo de amor, para ser doce, para imitar a Cristo em tudo, para despertar o amor esponsal.


- Zelo pela união: Ser sempre fraterno, promover sempre a força do perdão e da reconciliação. O que posso fazer para preservar o encontro, a união, a fraternidade? Em tudo defender o ENCONTRO, em qualquer parte, situação, momento. 


- Vencer a Ira: O amor sempre vence. Em tudo conseguir vencer a ira e toda resistência ou barreira que impeça o cumprimento da Palavra de Deus. 


- Ser um apaixonado por Deus: Lembrar de São Francisco é como abrir uma chaga constantemente para nunca se esquecer de buscar o Senhor. Dessa forma se está constantemente apaixonado. Aproveitar as chagas do Senhor. Meditação profunda de sua paixão, desejo de "sair de si". 


- Amar os irmãos: Nada é capaz de nos unir mais do que o amor fraterno. Dessa forma não vou desencontrar-me com o irmão. O amor fraterno é capaz de vencer quaisquer forças de divisão e separação. É o alimento do encontro.


- Combater rótulos, títulos, glórias ou quaisquer honras na vocação;


- Ser instrumento constante de alegria. Transbordar da felicidade do encontro para o mundo;


- Tornar a vida uma arte, revelar Deus através dela;


- Louvar sempre a Deus, salmodia e gratidão constantes;


- Deixar cair por terra toda a má vontade, lentidão, morosidade, cansaço, deixar-se conduzir pela alegria de servir;


- Vencer o mundo nunca com as armas mas sempre com a força da PAZ;




São Francisco imprime na Comunidade Encontro todas as marcas do crucificado. Sejamos Cristos no meio do mundo. Nossa vida revele a loucura da cruz e o amor-doação revelado em suas chagas. Que sejamos capazes de reconhecer no irmão sua grande riqueza e dignidade e empenhemo-nos totalmente para não feri-lo;

São Francisco nos ensina que estaremos quase sem medo e desapegados de tudo quando pudermos transbordar a todos da experiência com Deus e alimentar os pobres e famintos em suas diversas formas de pobreza e fome. 


São Francisco torna-se um grande amigo e essa relação de amizade vai se estreitando a medida que ele ensina a poesia do amor escrita com a vida e nela podemos progredir. 


Esta é, portanto, a contribuição de São Francisco de Assis para o Carisma Encontro.



(Texto retirado de uma pregação feita por Clayton, fundador da Comunidade Encontro)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa