Pular para o conteúdo principal

Meu inimigo não é o irmão!

ecumenismo




"Meu inimigo não é o irmão / Não devo odiar a ninguém / Nem estou aqui pra disputar / Só porque não caminhamos do mesmo jeito"
Esse é o refrão da música "Muito prazer em te conhecer" composta por nosso fundador Clayton que estará no álbum do Ministério Encontro "Entardecer". E ela nos impulsiona a, justamente, amar os irmãos, mesmo com todas as diferenças culturais, religiosas ou de apenas na convivência. "Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares" (Ef 6, 12).

A Comunidade Encontro, como nosso próprio nome já diz, é essa promotora do ENCONTRO, seja ele em qual ocasião e situação forem necessárias, nós nascemos para encontrar. Graças a Deus, o mesmo Espírito que suscitou no coração do nosso fundador esse carisma tão apaixonante é o mesmo que conduz a Santa Igreja pastoreada por Papa Francisco que em Maio desse ano (2016) disse numa audiência privada com pastores pentecostais do mundo todo:
"O Espírito Santo cria diversidade na Igreja. A diversidade é bela, mas o próprio Espírito Santo também cria unidade, para que a Igreja esteja unida na diversidade: para usar uma palavra bonita, uma diversidade reconciliadora”.
Papa com Pastores PentecostaisNa ocasião citada acima, Francisco se reuniu com a comunidade de pentecostais da cidade ao norte de Nápoles e com 350 protestantes vindos de diversas as partes do mundo. O grupo era guiado pelo Pastor Giovanni Traettino, cuja comunidade “Igreja Pentecostal da Reconciliação, em Caserta, foi visitada pelo Papa Francisco em 28 de julho de 2014.
O encontro - realizado numa das salas do complexo projetado por Pierluigi Nervi para as audiências papais - foi caracterizado por uma viva cordialidade e espírito de oração pela unidade. Foram os próprios pastores que manifestaram o desejo de encontrar Francisco. O Papa estava acompanhado pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch.
A visita do Papa Francisco ao Pastor em 2014 foi considerada histórica, por ser a primeira vez que um Papa viaja do Vaticano para se encontrar com um pastor protestante.
“Entre as pessoas que perseguiram os pentecostais também houve católicos, disse Bergoglio na ocasião. Eu sou o pastor dos católicos e peço perdão por aqueles irmãos e irmãs católicos que não compreenderam e foram tentados pelo diabo”.

Não pensemos que a luta pela unidade e ecumenismo cabe apenas ao Santo Padre, mas como ovelhas devemos obedecer as suas cajadadas que nos ensinam a amar. "A começar em nós" para depois mudarmos o restante do mundo.

Aqui no Brasil, em Junho ocorreu nos estúdios da TV Século 21 a gravação do DVD "Somos Um", um projeto que deseja promover a unidade dos cristãos. Além do cardeal Arcebispo Dom Orani Tempesta, do Rio de Janeiro, e do Pe Douglas Pinheiro (assessor para o diálogo ecumênico da Diocese de Osasco), participam os cantores católicos como Tony Allyson e Olívia Ferreira, entre outros. Também participa os cantores evangélicos Pr Asaph Borba e o Pr Bené Gomes.
O idealizador do projeto é Izaías Carneiro, fundador da Comunidade Coração Novo, do Rio de Janeiro. Ele trabalha há 25 anos com a Equipe de Serviço do Encontro de Cristãos em Busca da Unidade e da Santidade (ENCRISTUS). O DVD recebeu o apoio da CNBB por meio de seu representante, Dom Francisco Biasin, e do idealizador e fundador da Comunidade Canção Nova, o Monsenhor Jonas Abib.A Rede 21 disse ainda que seu objetivo é levar adiante o pedido que o papa Francisco faz à Igreja, “de pensar como família, preservando – cada um – a sua identidade e colhendo os frutos da diversidade, pela mística do amor, o qual tudo reconcilia”.
"O Caminho é um só, as dificuldades são as mesmas. / Somos todos chamados pelo nome / Vivemos em um mesmo chão / Numa mesma esperança de chegar ao céu / Por isso muito prazer em te conhecer!"
Referências:
Rádio Vaticana e Rede Século 21 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa