Pular para o conteúdo principal

Aprendendo a sofrer na santidade é aprender a sofrer por amor a Jesus presente no irmão


"Todos nós sempre teremos dias difíceis, mas a grande diferença é que uns passam por esses dias e crescem"


Resultado de imagem para o ultimo homem

Peço a Deus para que você possa manter sempre os seus olhos fixos em Jesus, pois quando desviamos os nossos olhos do Senhor tudo dentro de nós busca nas coisas e nas pessoas aquilo que só o Senhor pode dar. Quando nos colocamos no centro ou colocamos as coisas ou alguém no centro da nossa vida, dentro de cada um de nós começa uma ação do mal que nos leva ao desequilíbrio, desespero, vazio e profundas angústias.

Quando o Senhor é o centro da nossa vida a nossa luta não para, mas a dor não é capaz de nos tirar a fé e a certeza de que o Senhor está conosco e nos ama muito. Passamos a entender que só a sua Graça já nos basta e que todo o resto é apenas acréscimo.

Todos nós sempre teremos dias difíceis, mas a grande diferença é que uns passam por esses dias e crescem, outros passam por esses dias e permanecem crianças, além de definharem espiritualmente.

Enquanto as nossas coisas forem mais importantes que as coisas e necessidades do irmão, nunca entenderemos o sofrer em nossas vidas e nunca o aceitaremos também.

Se compararmos a nossa vida com a vida de milhões de pessoas que sofrem muito ao redor do mundo com guerras, fome, perseguições, doenças e mais um monte de outras coisas terríveis e olharmos como nós somos beneficiados pelo Senhor diante da vida que temos, deixaremos de reclamar tanto, de sermos ingratos e de sofrer demasiadamente por coisas tão ínfimas, diante das dores aterradoras que muitos irmãos estão passando neste momento. Passaremos a agradecer mais e aprenderemos a sofrer de forma certa e na medida certa também. Muitas vezes, (isso se formos humildes e sinceros com Deus nos abrindo a verdade), veremos o quanto somos ingratos e o quanto sofremos e transformamos os nossos sofrimentos como se fossem os piores sofrimentos do mundo.

Sei que doem de verdade muitas coisas que nos acontecem e que é uma dor real, mas não podemos deixar que isso se transforme numa coisa que nos derrube tão rápido e que nos faz pensar que é a pior coisa do mundo. Precisamos ser justos e olhar para o sofrimento de Cristo na vida de tantos irmãos e irmãs, isso nos levará a uma grande conversão, crescimento e gratidão de coração. Isso nos ensinará a sofrer de forma certa e colocar as coisas em sua verdadeira proporção, deixando assim de sofrer de forma errada e de achar que somos os únicos sofredores da terra. Muitas vezes colocamos nossas vontades e sonhos tão no centro de nossas vidas que acabamos nos comportando como se os sofrimentos de Jesus em sua Paixão e morte por amor a cada um de nós fosse um nada perto da nossa dor e sofrimento, chegamos com o nosso comportamento a quase dizer que ninguém, nem mesmo o Cristo sofreu tanto como nós estamos sofrendo, tamanha é a nossa cegueira e o nosso egoísmo diante das coisas e pessoas.

Somos apegados demais a nós mesmos e aos nossos quereres e problemas, que não nos tornamos capazes de aceitar nenhum não, ou dor que os fatos do nosso dia-a-dia nos trazem. Não somos capazes de olhar para o irmão e ver que muitos sofrem infinitamente mais que nós e que esses por vezes sempre estão sorrindo, agradecendo e ajudando os outros mais do que nós, mesmo tendo em suas vidas sofrimentos tão grandes e terríveis.
Com tudo isso, gostaria de chamá-los a um mergulho na dor de Jesus, em seu calvário e na dor da humanidade, diante do desamor das pessoas que vivem pensando somente em si mesmas. Convidá-los a uma verdadeira reflexão e conversão profunda, deixando as suas dores e interesses de lado e buscando olhar e perceber as dores dos irmãos e ir ao encontro desses pequeninos que tanto sofrem ao redor do mundo. Precisamos nos unir para rezar por eles e para agradecer por tantas maravilhas que vivemos e que o Senhor realiza em nossas vidas. É necessário agradecermos o Senhor por dar-nos a honra e a oportunidade de fazer algo por alguém e de oferecer nossos sofrimentos pelos sofrimentos dos outros e pelas almas do purgatório. Isso é lindo, e transformará a nossa forma de pensar, ver e agir diante dos momentos difíceis que a caminhada nos trouxer.
"Vamos, coragem, liberte-se de si mesmo, saia de si e vá ao ENCONTRO da verdadeira paz interior amando o próximo sem medidas, amando a Jesus na vida dos irmãos. Saia ao ENCONTRO de JESUS que está presente no irmão esperando pelo seu amor."


Deus te abençoe e te faça ser uma página viva do Evangelho nesse mundo. Paz e bem.









Clayton Bechepeche Antar
Fundador da Comunidade Encontro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa