Pular para o conteúdo principal

Floresça o teu lar - A maternidade como dom que se aprimora

Será possível intervir propositalmente, ainda que de forma mínima, na educação dos filhos, tendo clareza dos objetivos que quero alcançar seja para curto, médio ou longo prazo? É possível projetar-me ativamente no processo educacional dos meus filhos? Quando me refiro ao processo educacional que não se pense em pedagogia ou mediações escolares, atividades de cunho informativo. Refiro-me à formação da pessoa abordando aspectos integrais tais como caráter, vontade, corpo, alma, espírito, desejo, afeto, dentre outros. Sim, é possível.Talvez, antes destas, exista ainda outra dúvida que revela um desconhecimento não planejado, ou uma desatenção despretensiosa: “Será realmente NECESSÁRIO empenhar-se de forma elaborada e bem definida para educar os filhos? Não seria isso um exagero?“.
Talvez seja esta a primeira impressão do leitor ao se dar conta de que certas famílias definem metas, condensam materiais, propõem-se ao estudo, investigam novos caminhos, partilham abertamente sobre os filhos em momentos oportunos.De uma mãe imatura, desatenta em relação às reais solicitações da maternidade, desabrochou em mim uma guerreira que, tendo encontrado seus limites, desejou superá-los com o único objetivo de AMAR MAIS. Longe de mim ter eliminado todos os desafios. Porém, o fato agora é que a cada etapa sei que eles surgem com uma roupagem nova para me confundir, e posso desenvolver estratégias para vencê-los. Como São Paulo, digo:"Não pretendo dizer que já alcancei (esta meta) e que cheguei à perfeição. Não. Mas eu me empenho em conquistá-la, uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo." (Fil 3, 12).
A dedicação amorosa à educação integral dos filhos custa, requer oração, tempo, empenho e muita, muita perseverança. É a estrutura mais eficaz do mundo de aplicação prática da teoria adquirida.Aqui não há tempo hábil entre a aquisição do conhecimento e as demandas diárias de ser mãe. O fato é que a vida e os inúmeros imprevistos atropelam a mamãe que se armou dos conhecimentos e dos conselhos dos livros. O fato é que o planejamento parece ter ido por água abaixo e nada desse mundo luminoso da maternidade se assemelha às cenas que eu presencio durante o dia.

Calma! Pode a flor nascer sem que a planta tenha suportado as demais estações? Não são apenas os filhos que são gerados nessa família. Gera-se também um pai, uma mãe. E da forma que sois gerada, gerarás também. Reconhece que esse é o seu ambiente de crescimento, de maturação, de metamorfose, de transformação. Em breve a primavera chegará e que, junto com você:  FLORESÇA O TEU LAR!O livro digital completo estará disponível para aquisição pela plataforma de compra online - Hotmart - pelo custo de R$ 16,00. Todo o valor das vendas será revertido para a Obra Encontro, nossos projetos de missão e evangelização. Assim é a Divina Providência em nossas vidas!


Fernanda Rosetti
Cofundadora da Com. Encontro




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa