Pular para o conteúdo principal

A beleza que salvará o mundo é a beleza de Deus

 Quando se diz que a beleza salvará o mundo, não significa somente uma estética externa, mas a beleza que salvará o mundo é a beleza de Deus. “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom” (Gênesis 1:30-31).

 O desafio para um músico é cantar desafinado. O pecado original seria como uma desafinação que entrou no acorde da vida. A beleza da harmonia de Deus salvará o mundo. Em 1999 o Papa João Paulo II escreveu uma Carta aos Artistas: “Desejo a vós, queridos artistas, que sejam abençoados com particular santidade” e “sejam uma beleza que tenha êxtase”, destacando que o mundo tem necessidade desse entusiasmo, para enfrentar e vencer os desafios todos os dias.


A beleza salvará o mundo porque nós temos a beleza original. O Espírito faz ecoar em nós a canção original de Deus. A música espiritual tem um poder restaurador, e tem poder de encher as pessoas de Deus, de animar, leva para cima. O artista é chamado a ser uma mola, que leva as pessoas para cima, que as leva para Deus, que as leva ao êxtase necessário para entender e viver o dia a dia. “A beleza é a chave do mistério”, relata João Paulo II, na Carta aos Artistas, que a beleza das coisas criadas não podem saciar.

 

Aqui nós não temos só a beleza, mas o riscos da beleza, ela tem suas armadilhas, por isso nós devemos estar cientes dos seus perigos, assim como Santo Agostinho que teve saudades da beleza. Posso dizer o músico Santo Agostinho, na sua vida buscou a beleza interior, buscou as perguntas para suas indagações, e conta-se que, um dia quando ele já não procurava mais a beleza exterior, na catedral de Santo Ambrósio, ele o escutou cantando e percebeu que aquela beleza se destacava das belezas que já tinha sentido. No outro dia ele pediu para Deus uma resposta, e escutou uma criança cantando: “Toma e lê!” Ele pegou a Biblía e leu: “Nada de rixa e ciúmes mais, reveste-te do coração de Cristo”. Santo Agostinho percebeu que toda a sua vida, como artista e músico, ele alcançava a beleza exterior e não a interior. Depois de um tempo, no seu livro “Confissões”, ele percebeu que perdera muito tempo de sua vida e escreveu um poema: 

 

“Tarde Vos amei, ó Beleza tão antiga e tão nova, tarde Vos amei!Eis que habitáveis dentro de mim, e eu, lá fora,a procurar-Vos! Disforme, lançava-me sobre estas formosuras que criastes. Estáveis comigo eu não estava Convosco! Retinha-me longe de Vós aquilo que não existiria, se não existisse em Vós.


Porém, chamastes-me, com uma voz tão forte, que rompestes a minha Surdez! Brilhastes,cintilastes, e logo afugentastes a minha cegueira! Exalastes Perfume: respirei-o, a plenos pulmões, suspirandopor Vós. Saboreei-Vos e, agora, tenho fome e sede de Vós. Tocastes-me e ardi, no desejo da Vossa Paz.

Nós artistas temos uma grande sensibilidade para as harmonias, por isso devemos tomar cuidado para não nos apegarmos muito às criaturas e esquecer o Criador. É uma ilusão achar que na nossa arte, vamos encontrar a alegria que queremos. Todo artista vive à flor da pele, Deus nos criou assim, somos muito sensíveis, vulneráveis, por isso precisamos do Senhor. Busquemos a todo tempo em oração nos alimentarmos da fonte da beleza que é o nosso próprio Criador.


Padre Joãozinho
Fonte:cancaonova.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa