Pular para o conteúdo principal

Famílias: vocês precisam ler o que Cardeal Sarah tem a dizer

 


Por vários anos, temos observado de fato ataques violentos contra a família, queridos e instituídos por Deus, bem como uma degradação acelerada do respeito devido à vida humana. Em relação ao massacre diário de milhares de crianças em gestação, em vários países, e mesmo em alguns círculos cristãos, a consciência moral escureceu a tal ponto que tais verdades básicas sobre grandeza, dignidade e respeito absoluto que devemos a todo ser humano, não são mais percebida por todos. Cabe, então, à Igreja Católica testemunhar, perante todos os homens, a igual dignidade de todos os seres humanos e o direito de todos à vida. O legislador que legaliza o aborto não pode, de forma alguma, ignorar, não apenas para privar a criança da proteção da lei, mas também para tolerar o assassinato desprezível de uma pessoa inocente. Ao proclamar hoje em alto e bom som que o ser humano mais fraco, isto é, o nascituro, merece ser homenageado por sua humanidade, a Igreja apenas repete uma verdade em nome da qual a escravidão, o domínio de um povo por outro e o extermínio nazista do povo judeu foi contestado, combatido e condenado.
Depois dos ataques à vida, algumas ideologias e políticas ocidentais também hoje combatem a família tradicional e o casamento entre um homem e uma mulher e promovem outros tipos de famílias e casamentos em desafio às leis da natureza, das mais honradas e respeitadas leis divinas e tradições morais em todas as culturas do mundo. A fé cristã e a Igreja devem proclamar «a seu tempo e ao contrário que o Amor conjugal revela a sua verdadeira natureza e a sua verdadeira nobreza quando o consideramos na sua fonte suprema, Deus, que é Amor», o Pai de quem toda paternidade toma o seu nome, no céu e na terra ”. O casamento não é o resultado do acaso ou um produto da evolução de forças naturais inconscientes: é uma sábia instituição do Criador realizar na humanidade o seu desígnio de Amor. Mediante a doação pessoal recíproca, que lhes é própria e exclusiva, os cônjuges tendem à comunhão do seu ser com vista a um aperfeiçoamento pessoal recíproco, a fim de colaborar com Deus na geração e educação de novas vidas. "
O amor conjugal é amor fiel e exclusivo até a morte. Não é, portanto, um simples transporte de instinto e sentimento, mas também e acima de tudo um ato de livre arbítrio, destinado a manter e crescer nas alegrias e dores da vida cotidiana, para que os cônjuges se tornem um só coração e uma só alma e juntos alcancem “Sua perfeição humana” (Paulo VI,   Humanae Vitae  ). Aqueles que promovem outros tipos de famílias ou casamentos tão diferentes daqueles compostos por um homem e uma mulher e que, portanto, se opõem radicalmente à lei divina, aqueles que banalizam as relações pré-maritais ou promovem a homossexualidade, ferem fatalmente a família e comprometem seriamente o qualidade do tecido social e o próprio futuro da sociedade.

O homem se realiza graças aos dons que vêm de cima a ele, de Deus. A família é o lugar onde aprendemos a estar atentos uns aos outros e a servir, onde nos questionamos, onde dialogamos, deliberamos, planejamos, decidimos e executamos juntos. É o lugar de comunhão, de convivência na diferença, estima e respeito mútuos. É o lugar onde acolhemos a vida que vai nascer, a vida que é promessa e alegria. A família é também o lugar onde aprendemos a renunciar a nós mesmos. Ela nos ensina a deixar os seus bens, a sua família, as suas melhores perspectivas humanas, para seguir Jesus que nos conduz a um maior amor, à posse e à felicidade. (...) A família é verdadeiramente uma escola de amor e entrega.

As organizações públicas ou privadas que incitam a destruição da vida na sua fonte ou na sua flor, merecem ser consideradas máquinas de guerra que matam o amor e os seus frutos e destroem a família. Com efeito, a partir do momento em que o lugar por excelência de acolhimento da vida se torna um dos lugares onde a vida é sufocada e destruída, a família só pode definhar.

Ao celebrar a Eucaristia para as famílias, queremos inspirar-nos no sacramento do corpo e do sangue de Jesus para compreender e viver plenamente o significado do matrimônio e da família. Na Eucaristia, de facto, realiza-se o amor esponsal de Cristo que se doa à Igreja, sua Esposa, fazendo-se alimento para ela (cf. Ef 5,21-23). O amor conjugal entre homem e mulher é chamado a ser sinal visível no mundo deste "grande mistério" que culmina na Eucaristia, sacramento do dom absoluto e total de si e fundamento inabalável de todo o amor. humano.


Fonte: Vatican

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa