Pular para o conteúdo principal

Carta do nosso bispo diocesano Dom Dario sobre o momento atual no Espírito Santo

Carta de Dom Dario sobre o momento atual no Espírito Santo

“Vede como é bom, como é agradável
Viverem todos juntos como irmãos.” (SI 133,1)

Meus irmãos e minhas irmãs,

Paz e Bem!

Nas palavras do salmista está presente a alegria daquele que reconhece o valor da união entre os irmãos que partilham da mesma experiência de fé e como esse laço é firme e capaz de superar todas as diferenças, divergências e dificuldades.

Quero dirigir-me a todos e todas, nesse momento de grave crise pelo qual atravessa o nosso Estado do Espírito Santo e de uma maneira especial o Sul do Estado, ou seja, a nossa Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Nessa semana estamos diante de uma dificuldade de diálogo entre o Governo do Estado e a Polícia Militar, o resultado é que a população foi deixada à própria sorte, por aqueles que deveriam zelar pela segurança de todos nós. Estamos presenciando no Estado e na nossa cidade de Cachoeiro de Itapemirim e cidades vizinhas uma escala da violência desmedida, o crescente número de mortos no Estado que já somam mais de cem, assaltos e saques nos comércios e casas, destruindo locais de trabalho e famílias. Apesar desse quadro já tão desolador ainda existem pessoas que espalham o terror e o medo, utilizando de forma irresponsável os meios de comunicação e as redes sociais.

Quero convocar todos os cristãos e não cristãos, homens e mulheres de boa vontade, para nos dirigir e pedir ao Governo do Estado do Espírito Santo, das cidades e a todas as Autoridades constituídas que construam um caminho de diálogo e união, tendo em vista melhores condições de vida para todos, ou seja, para os Militares como também para a nossa População.

O nosso povo foi relegado a viver nesses últimos dias a sua própria sorte. Isso não pode continuar acontecendo.

Suplico! Deixem de lado as divergências de todo o tipo e vamos partir para o diálogo, cumprindo o nosso papel na esfera política, social, religiosa em defesa do bem público, sob os olhos atentos e ansiosos da sociedade que espera uma rápida solução para esse momento de grande crise e impasse.

Um pedido de Pastor e Bispo, a todos e todas que saquearam as lojas, apanhando algum produto dessas lojas que devolvam o quanto antes às autoridades, assumam as responsabilidades jurídicas e depois procurem realizar uma confissão dos pecados cometidos pelos seus gestos. Deixo aqui a minha solidariedade a todos os Empresários que foram afetados.

Por fim, quero dirigir-me a todos os irmãos e irmãs de nossas comunidades eclesiais de base, aos cristãos e aos homens e mulheres de nossa cidade, a fim de que todos abracemos a construção da sociedade que desejamos com coragem e vigor.

Que os valores do Evangelhos, da Ética e o Compromisso da defesa da vida estejam presentes na construção coletiva da nossa Casa Comum, a fim de que, passados esses dias de crise e violência, continuemos unidos e comprometidos para que vejamos florescer em nosso meio a justiça e a fraternidade, a solidariedade e a paz, a união e a concórdia.

Que o Senhor abençoe a todos e todas e que a sua graça nos fortaleça e acompanhe sempre.

Dom Frei Dario Campos, ofm


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa