Pular para o conteúdo principal

Qual é a minha vocação?

Estamos no mês vocacional, período em que vemos grande movimentação em nossas paróquias no incentivo à juventude na descoberta desse chamado de Deus. É também aquele momento que surge aquela pergunta na cabeça: “qual é a minha vocação?”. E me atrevo a estendê-la para todas as idades, não apenas para os jovens.
Para começar a nossa partilha, vamos entender o sentido real de vocação: chamado; chamado de Deus. E todo chamado requer uma resposta e quando nós falamos de Deus, estamos falando também de Amor, logo, esse chamamento do Amor precisa de uma resposta com Amor.
Então, você fica mais confuso mesmo sendo tão bem esclarecido: “como eu vou dar uma resposta a um chamado que não descobri ainda?”. Meu irmão, minha irmã, cuidado com essas “crises vocacionais”, elas sendo alimentadas pela voz do inimigo podem não apenas te tirar do caminho de descoberta da vocação específica, mas pior, te afastar de Deus. E é nesse ponto que quero chegar: a vocação primeira! Pois bem, vou considerar que você já é batizado (a), e sendo batizado você é membro da Igreja, filho de Deus e não apenas criatura. Você é um cristão, imagem e semelhança de Deus, chamado a ser um outro Cristo, vocacionado do Céu! Opa, acho que você acabou de compreender sua vocação primeira. Não? Vamos ser mais claros ainda: você é chamado a ser santo! E aí, entendeu?
De coração, espero que isso não tenha te surpreendido, pois tenho fé que você já caminha buscando a santidade. Porém, continuando nossa partilha destrinchando mais ainda sobre vocação, te faço uma nova pergunta: quanto de amor você tem colocado na sua resposta? Vocação é chamado, lembra? E será através desse amor depositado e entregue ao Amor Maior que Ele mesmo te conduzirá as profundezas do chamado para respostas ainda maiores.
Por isso gosto sempre de dizer: todos têm uma vocação! E digo num âmbito religioso mesmo e não profissional da sociedade secular. Uns são chamados a se transfigurar a Cristo no seu trabalho, na sua família, no serviço nas paróquias e comunidades, outros de forma mais radical se entregando totalmente numa vida com o Sagrado, mas todas essas vocações são chamadas primeiro a santidade; a particularidade da forma de vida e carismas são os caminhos que Deus nos dá para sermos santos.

E aí, você está vivendo sua vocação?

Karla Maria - Discipulado Com. Encontro 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa