Pular para o conteúdo principal

Menina missionária falece aos 10 anos, impactando milhões de católicos

 


"Foi totalmente inesperado. Tirei forças de onde não tinha", afirmou o sacerdote que se surpreendeu ao conhecer Teresita no hospital

Menina missionária falece aos 10 anos, impactando milhões de católicos: a extraordinária história é protagonizada pela pequena Teresita Castillo de Diego, oficialmente reconhecida pela arquidiocese de Madri como missionária.

Doente de um tumor na cabeça, Teresita partiu para o Abraço Eterno do Pai no domingo, 7 de março, oferecendo seus sofrimentos a Deus a partir de um leito hospitalar.

Sua trajetória evoca a de Santa Teresinha do Menino Jesus, jovem religiosa carmelita que jamais saiu do claustro e, mesmo assim, foi proclamada padroeira das missões: não há nada mais missionário, afinal, do que a entrega do próprio sacrifício a Deus pela salvação das almas, sejam quais forem as circunstâncias.

O reconhecimento oficial de Teresita como missionária começou com a visita de um sacerdote ao hospital La Paz, em Madri: o pe. Ángel Camino Lamela, vigário episcopal da arquidiocese, foi até lá no dia 11 de fevereiro para celebrar a Santa Missa e visitar pessoas enfermas. Uma das doentes era Teresita, que tinha a sua cirurgia de retirada de tumor programada para o dia seguinte.

“Quero ser missionária”
Durante a conversa com o sacerdote, a menina declarou:
“Sabe de uma coisa? Eu amo muito Jesus!”

Sua mãe então lhe disse:
“Conte ao pe. Ángel o que você quer ser”.

Teresita se mostrou decidida:

“Eu quero ser missionária!”

Admirado e comovido, o sacerdote relatou mais tarde a sua reação:
“Foi totalmente inesperado. Tirei forças de onde não tinha, por causa da emoção que aquela resposta me provocou, e disse para ela: ‘Teresita, eu constituo você neste mesmo instante como missionária da Igreja e volto hoje à tarde para trazer o seu documento de credenciamento e a cruz missionária'”.

Os símbolos missionários
Essa cruz e esse documento, assinado pelo cardeal arcebispo dom Carlos Osoro, são entregues a todos os missionários que precisam comprovar autorização oficial da arquidiocese de Madri.

O pe. Ángel também administrou a Teresita o sacramento da Unção dos Enfermos e lhe deu a Eucaristia. Naquela tarde, quando ele voltou para o hospital com os símbolos missionários prontos para serem entregues a Teresita, a mãe da menina mal acreditava no que estava acontecendo.

A filha lhe pediu que pendurasse a cruz ao lado da cama, dizendo:
“Coloca a cruz na cabeceira para eu poder olhar bem para ela. Amanhã vou levá-la para a sala de cirurgia. Já sou missionária!”

Deus, porém, queria que Teresita intercedesse pelas missões de junto d’Ele. A pequena foi enterrada nesta segunda, 8 de março.

Nasceu na Sibéria, a menina russa era filha adotiva de um casal espanhol. Vivendo na Espanha desde os 3 anos de idade, Teresita demonstrou desde a tenra infância uma poderosa vida espiritual. Ela frequentava a Santa Missa todos os dias no colégio das Filhas de Santa Maria do Coração de Jesus, na capital espanhola.

O cardeal arcebispo dom Carlos Osoro fez questão de comparecer ao funeral. O testemunho de fé de Teresita repercutiu rápida e profundamente entre os missionários da Espanha. O pe. Ángel Camino Lamela convidou os fiéis a rezarem por Teresita e a se confiarem a ela:
“Tenho certeza de que ela protegerá de modo especial todo o vicariato em que foi constituída missionária”.

Aleteia 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa