Pular para o conteúdo principal

Os 10 mártires beatificados na Guatemala "testemunhas de amor"


10 mártires mortos por 'ódio à fé' na Guatemala beatificados. O bispo da diocese de Quiché, Dom Rosolino Bianchetti, explica ao Vaticano News, como seu sacrifício inspira a construção de um país unido em face das ameaças do tempo presente como a pobreza, a exploração e as migrações forçadas. Para o povo guatemalteco, são modelos de fé e coragem

Os 'mártires de Quiché' foram beatificados na última sexta-feira (23/04/2021) na Guatemala: três sacerdotes espanhóis, missionários do Sagrado Coração de Jesus; José María Gran, Faustino Villanueva e Juan Alonso, junto com sete catequistas leigos; Rosalío Benito, Reyes Us, Domingo del Barrio, Nicolás Castro, Tomás Ramírez, Miguel Tiú e Juan Barrera Méndez, assassinados, este último aos 12 anos, em 'ódio à fé' no contexto da guerra civil que assolou o país entre 1980 e 1991. A cerimônia de beatificação terá lugar na catedral de Santa Cruz del Quiché e será presidida pelo cardeal guatemalteco Álvaro Leonel Ramazzini.

Homens de fé e dedicados ao serviço
Décadas depois do martírio, o sangue derramado por estes "homens de fé", totalmente dedicados ao serviço do Evangelho e da Igreja, continua a dar frutos em abundância. Isto foi afirmado ao Vaticano News pelo Monsenhor Rosolino Bianchetti Boffelli, de origem italiana, atual bispo da diocese de Quiché, no planalto guatemalteco, na fronteira com o México, e missionário 'fidei donum' no país. «Os nossos mártires foram verdadeiros missionários em movimento - diz o prelado -. Foram de casa em casa, mantendo viva a fé, rezando com os irmãos, evangelizando, implorando ao Deus da vida. Eram homens de grande fé, de grande confiança .em Deus, mas ao mesmo tempo de muita dedicação para que haja uma mudança, uma Guatemala diferente ”. Monsenhor Bianchetti refere-se a eles como “líderes na Igreja” que uniram muito bem “o compromisso de fazer viver as suas comunidades segundo o desígnio de Deus, fazer crescer o Reino de Deus, tornar realidade o anúncio da libertação.

Evangelização e assistência aos pobres e enfermos

Movidos pelo desejo de contribuir para a missão apostólica da Igreja em suas terras, esses homens corajosos não se detiveram diante de qualquer tipo de ameaça e "abraçaram sua cruz", acrescenta o bispo de Quiché, sendo perseguidos, torturados e mortos por seus próprios considerou os ensinamentos do Evangelho como "um perigo" para os interesses dos poderosos. «Eram homens de grande estatura», continua Dom Bianchetti, sublinhando que, com a Palavra de Deus e o Rosário nas mãos, visitavam as suas comunidades para ajudar os mais necessitados: os sacerdotes apoiavam os fiéis, enquanto os leigos, depois de terminarem os seus trabalhos. , foram visitar os enfermos, anunciaram a Boa Nova, serviram na Igreja e ajudaram os camponeses a recuperar a terra que lhes havia sido roubada injustamente.

Contemplativos em ação
Dom Bianchetti volta a sublinhar o profundo significado que a beatificação destes mártires tem para a Igreja na Guatemala e, em particular, para a sua diocese. «Para nós - diz - significa chegar ao culminar de um longo caminho que Jesus chamou estes homens a empreender, com aquela nova evangelização que se realizou naquele tempo na Guatemala. Um caminho de fidelidade, de dedicação, de paixão pelo Reino. chamá-los de “contemplativos em ação” - diz Dom Bianchetti -, por aquela fé que carregavam no coração, com aquela espiritualidade herdada de seus ancestrais que combinava uma fé profunda com uma confiança total, uma dedicação ilimitada a Jesus no serviço aos irmãos. e irmãs ". E observa que, para todos os guatemaltecos, esta beatificação significa "entusiasmo,

Juanito: a pérola preciosa, um exemplo para os jovens

Dom Bianchetti dedica algumas palavras em particular ao mais jovem dos mártires, Juan Barrera Méndez, conhecido como "Juanito" que, explica ele, com apenas 12 anos demonstrou uma profunda maturidade espiritual como catequista de crianças que se preparava para receber. Primeira Comunhão e ainda recebeu o sacramento da Confirmação. «A nossa pérola preciosa - diz - é Juanito que foi catequista entre os seus pares da comunidade. Segundo os testemunhos que temos, carregava no coração aquela chama, aquela paixão pelo seguimento de Jesus. Queria até construir uma igreja perto sua casa, para que seu pai, que inicialmente se recusou a ir à igreja, pudesse participar. Juanito foi torturado no dia em que foi capturado em um ataque do exército em sua comunidade e suas plantas foram cortadas. Em seguida, eles o fizeram caminhar ao longo da margem do rio. Ele foi pendurado em uma árvore e atiraram nele ... E Juanito brilha hoje. Seu testemunho - continua o prelado - se tornou 'viral', aqui os jovens o chamam de 'Carlo Acutis' da Guatemala ”.“ A Guatemala constrói uma sociedade reconciliada ”. Lutando como mártires contra as“ novas ameaças”.

Um lembrete de caridade e reconciliação no país
O bispo de Quiché também destaca que o exemplo de coragem destes cristãos é fonte de inspiração para as comunidades de hoje na Guatemala, que enfrentam as ameaças do nosso tempo, como a pobreza, a falta de trabalho, a exploração e as migrações forçadas: «Neste momento no terceiro milênio - destaca ele - ainda há muitas comunidades sem energia, inclusive algumas muito próximas às hidrelétricas. Há também o sofrimento de nossos migrantes, a maioria deles partindo para os Estados Unidos ”. Monsenhor Bianchetti recorda que esta beatificação é também um apelo a construir uma sociedade reconciliada na Guatemala com a contribuição de todos. Não há um único testemunho que diga "isto se vingou" pela morte dos mártires, disse o bispo. " Ninguém se vingou porque matou um parente, pai ou amigo, ou porque incendiou as casas. Mas há muito sofrimento e feridas abertas. Para isso, devemos continuar a fazer uma jornada para curar essas feridas com os olhos e o coração fixos em Jesus crucificado e ressuscitado. Essa é a nossa tarefa ".

Guatemala em face de pandemias e outras calamidades
Referindo-se à atual pandemia causada pela Covid-19, o bispo de Quiché afirma que a Guatemala é um povo que sempre "carregou sua cruz": "É um povo que luta em meio a esta pandemia para sobreviver com dignidade. Certamente, as remessas são a principal contribuição das pessoas para fazer a economia andar. É o que conhecemos como economia informal porque na Guatemala também a macroeconomia se sustenta graças à microeconomia, ou seja, graças ao dinheiro enviado por quem trabalha no exterior e investiu no comércio e na educação dos filhos ”, explica Dom Bianchetti, destacando que o povo guatemalteco tem sido capaz de enfrentar muitos sofrimentos e calamidades, não apenas naturais, apesar da incerteza do atual panorama global.

Vatican News




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa