Pular para o conteúdo principal

A Oração fez de Santa Teresa uma mulher excepcional, diz Papa Francisco

O Papa Francisco enfatizou que o caminho que fez de Santa Teresa D´Ávila uma mulher excepcional, e uma pessoa de referência ao longo dos séculos, foi a oração e "seu firme propósito de cumprir a missão" que Deus lhe confiou.

O Santo Padre enviou uma vídeo-mensagem aos participantes do Congresso Internacional "Mulher Excepcional" organizado pela Universidade Católica de Santa Teresa de Jesus em Ávila, Espanha, que decorreu entre os dias 12 a 15 de abril por ocasião do 50º aniversário da proclamação da santa como Doutora da Igreja.

Em sua mensagem, o Pontífice indicou que Santa Teresa é uma pessoa que "se destacou em muitas dimensões" e lembrou que essas conquistas são uma consequência do "que era importante para ela": a oração, sua determinação determinada e seu firme propósito de cumprir a missão confiada a ela pelo Senhor.

"Teresa de Jesus é excepcional, acima de tudo, porque ela é santa. Sua docilidade com o Espírito a uniu a Cristo e ela está 'toda queimada no amor de Deus'", disse ela. "A audácia, a criatividade e a excelência de Santa Teresa como reformadora são fruto da presença interior do Senhor", acrescentou.

O Papa Francisco indicou que Santa Teresa  D´Ávila ensina que o caminho que a tornou excepcional foi o caminho da oração e que este "está aberto a todos os que humildemente se abrem à ação do Espírito em suas vidas".

"A oração fez de Santa Teresa uma mulher excepcional, uma mulher criativa e inovadora. A partir da oração, ela descobriu o ideal de fraternidade que queria tornar uma realidade nos conventos que fundou", disse ele.

O Papa Francisco indicou que atualmente vivemos tempos desafiadores, "não tempos fáceis que precisam de amigos fiéis de Deus, amigos fortes", porque a "grande tentação é ceder à decepção, resignação, ao terrível e infundado presságio de que tudo vai dar errado".

"Esse pessimismo infeccioso, aquele pessimismo de pessoas incapazes de dar vida... Algumas pessoas, assustadas com esses pensamentos, tendem a se trancar, a se refugiar em pequenas coisas", disse ela.

Ele, portanto, ressaltou que é a oração que nos permite constatar que “Deus é grande, que ele está além do horizonte, que Deus é bom, que ele nos ama, e que a história não se lhe escapou das mãos".

O Pontífice destacou que "podemos ser encorajados a fazer grandes coisas, porque sabemos que somos favorecidos por Deus. E junto com Ele, somos capazes de alcançar qualquer desafio, pois na realidade, só sua companhia é aquela que deseja nossos corações e aquela que nos dá a plenitude e alegria daqueles que foram criados."

Além disso, o Papa Francisco disse que a santidade não é reservada para "alguns 'especialistas no divino', mas é a vocação de todos os crentes".

"A união com Cristo, que místicos como Santa Teresa experimentaram de forma especial pela pura graça, recebemos através do Batismo", disse ele.

O Pontífice indicou que a santidade estimula e motiva os fiéis, mas não deve ser meramente copiada. Cada crente deve discernir seu próprio caminho de santidade.

"A santidade não é copiada, porque mesmo isso poderia nos tirar do caminho único e distinto caminho que o Senhor tem para cada um de nós", esclareceu o Papa Francisco.

Finalmente, o Santo Padre observou que Deus "continua a caminhar ao nosso lado e nos levar ao objetivo que todos almejamos: a vida eterna" e nos encorajou a orar frequentemente a conhecida oração de Santa Teresa:

Nada te incomode, nada te assuste.

tudo passa, Deus não se move.

A paciência alcança tudo.

Quem tem Deus não lhe falta nada.

Só Deus basta.


Fonte: ACI Digital

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa