Pular para o conteúdo principal

Médico dos pobres, da Venezuela, será beatificado nesta sexta-feira

O Dr. José Gregorio Hernández Cisneros dedicou a vida aos mais necessitados

Médico dos pobres: assim é conhecido na Venezuela o doutor José Gregorio Hernández Cisneros, por ter dedicado a vida inteira ao serviço dos mais necessitados. Ele será beatificado nesta sexta-feira, dia 30 de abril.
Nascido em Isnotú em 26 de outubro de 1864, o dr. Hernández é reconhecido não só como um grande médico, mas também como cientista, pensador e fervoroso católico que, abertamente, colocava nas mãos de Deus toda a sua ação profissional e humana.
Em 29 de junho de 1919, o doutor foi até uma farmácia em Caracas a fim de comprar um remédio para um paciente idoso que acabara de visitar.
Ao sair, o médico dos pobres foi atropelado por um dos raros veículos que circulavam na época. Socorrido rapidamente, foi levado ao hospital e teve tempo de receber a Unção dos Enfermos, mas, não resistindo às consequências do impacto, acabou falecendo pouco depois.
A beatificação do “médico dos pobres”
A Santa Sé reconheceu em abril de 2020 um milagre atribuído à intercessão do dr. Hernández. Em 19 de junho, o Papa Francisco autorizou a Congregação das Causas dos Santos a dar andamento ao processo de beatificação.
Os restos mortais do dr. Hernández voltaram a ser exumados em 26 de outubro de 2020. Seu túmulo no Cemitério Geral de Caracas costuma ser visitado por grande número de devotos.
A Celebração Eucarística da cerimônia de beatificação será presidida pelo cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano e ex-núncio apostólico na Venezuela. O local da cerimônia é a igreja da Escola De La Salle, em Caracas, na mesma área da capital venezuelana em que o “médico dos pobres” mais atuava.
Concelebrarão a Santa Missa o cardeal Baltazar Enrique Porras, administrador apostólico de Caracas, o cardeal Jorge Urosa, arcebispo emérito de Caracas, e dom Aldo Giordano, atual núncio apostólico na Venezuela.
A igreja poderá acolher um máximo de 150 pessoas, incluindo os clérigos, devido às limitações de ocupação voltadas a evitar novos contágios pelo coronavírus.

Estará presente a jovem Yaxury Solorzano, que recebeu o milagre por intercessão do então venerável José Gregorio Hernández.Participarão ainda familiares do novo beato, um pequeno grupo de médicos e três pessoas portadoras de deficiências, que representarão todos os doentes devotos do “médico dos pobres”.Durante a cerimônia, será apresentada para veneração uma relíquia de primeiro grau do novo beato: trata-se de fragmentos de ossos do dr. Hernández.
Na manhã da beatificação, tanto antes quanto depois da cerimônia, todas as dioceses da Venezuela repicarão os sinos de cada templo.

Fonte: Aleteia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa