Pular para o conteúdo principal

O que fazer na Sexta-feira santa?

Neste dia celebramos a paixão e morte de Jesus Cristo. O silêncio, o jejum e a oração devem marcar este dia. É momento de profundo respeito diante da morte do Senhor que, morrendo, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos, ressurgindo para a vida eterna.
E como você deve viver este dia?

Como dissemos anteriormente o Jejum, o silêncio e a oração fazem parte deste dia. Mas existem também outras práticas que podemos realizar nesta Sexta-feira santa, conheça os detalhes de algumas delas. Jejum e Abstinência
A Igreja Católica no código de direito canônico prevê 2 dias de Jejum para os fiéis, na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa.
Já a abstinência de carne de animais de sangue quente (carne de vaca, frango, porco, etc) é prevista todas as sextas feiras do ano, com exceção de dias de solenidades previstos pela Igreja (Natal, Páscoa, Imaculada Conceição de Maria, etc).
Para viver bem o dia de jejum e abstinência não basta apenas seguir o jejum a risca, a coisa mais importante a se feita é oferecer a Deus o Jejum, se colocar em oração durante o dia e buscar viver a caridade.
É importante deixar claro, que em caso de problemas de saúde, se você passar mal por algum motivo deve-se encerrar o Jejum, Deus é um pai amoroso, e não quer a morte e a doença de seus filhos.
O jejum existe para educar nossa vontade, mas não pode deixar-nos doentes ou sofrendo sem necessidade.
A prudência e o discernimento não muito importantes na hora de se fazer um jejum, com isso é possível tirar grandes proveitos espirituais desses dias que o Senhor fala mais intimamente em nosso coração.
Em nosso site você pode encontrar algumas informações sobre as Práticas de Jejum.
Silêncio
Durante três dias, o Senhor jaz no sepulcro, como qualquer homem. Realmente parece, aos olhos meramente humanos, que a missão teria fracassado. E por isso se fez silêncio.
O silêncio desses dias é fruto de uma espécie de assombro, que leva ao nosso interior a pergunta sobre a relação pessoal de cada um com Deus.
Também nós fazemos silêncio hoje porque os acontecimentos daqueles dias não deixaram de ser um mistério muito profundo. Como assim Deus morreu? Isso é realmente possível? E além do mais, morreu por cada um de nós, para a nossa salvação. O silêncio desses dias é fruto de uma espécie de assombro, de deslumbramento, de admiração que leva ao nosso interior a pergunta sobre a relação pessoal de cada um com Deus. Jesus fez tudo o que fez, sofreu tudo o que sofreu, para mostrar-nos que é possível viver o amor tal como o nosso coração deseja: plenamente.
O silêncio, apesar de soar um pouco contraditório, diz várias coisas. Ele afirma a nossa incapacidade de compreender totalmente o que estamos testemunhando. Também deixa ver que isso que me faz silenciar toca profundamente meu ser, deixa evidente que tem algo a ver comigo. O nosso interior parece “sintonizar” com o mistério como se exigisse entender melhor, ao mesmo tempo, percebe que a humildade é a atitude necessária para o acolher melhor.
Via-Sacra
A Via-Sacra é um exercício de piedade em que os fiéis percorrem mentalmente o caminho de Jesus Cristo, do Pretório de Pilatos até o monte Calvário. Esse exercício muito antigo, que remonta os primeiros séculos da Igreja Católica, tomou forma com o tempo, até a Via-Sacra, como conhecemos em nossos dias.
É importante ressaltar que, a espiritualidade da oração da Via-Sacra ajuda cada fiel a meditar os momentos de dor de Nosso Senhor, assim, realizando no seu coração um reconhecimento do amor de Jesus por cada um de nós. Jesus deixou-se escarnecer a ponto de ficar desfigurado, como, em Isaías, a própria Palavra narra, de modo a prefigurar o sofrimento de Jesus: “Tão desfigurado estava que havia perdido a aparência humana” (Is 52,14). Com essa passagem, conseguimos imaginar tamanho sofrimento e escárnio que Jesus passara. Completa, ainda, o profeta: “Mas aprouve ao Senhor esmagá-lo pelo sofrimento; se ele oferecer a sua vida em sacrifício expiatório[…]” (Is 53,10).
Conheça em nosso site a Via-Sacra feita por São João Paulo II.
Adoração a Santa Cruz

A palavra "adoração" vem do termo latino "adoratio", composto de "ad os" (à boca, aos lábios). Significa etimologicamente o gesto de levar a mão aos lábios a fim de a oscular e, em seguida, estender ó ósculo a uma figura tida como divina. Este gesto devia designar, conforme os antigos, a homenagem suprema que um devoto possa prestar a Deus ou o reconhecimento da absoluta Majestade de Deus e da total sujeição da criatura.
O Cristianismo ensina que a adoração só pode ser tributada a Deus, ao único Deus, do qual as Escrituras Sagradas nos falam.
As almas do purgatório esperam pacientemente por nossas orações e as Graças do céu para terem o eterno encontro com o Salvador.
“Te adoro, ó Santa Cruz que foste ornada com o Sacratíssimo Corpo de meu Senhor, recoberta com o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Eu te adoro meu Deus, posto na Santa Cruz por amor a mim. Jesus, eu confio em Vós!”
Saiba mais porque podemos adorar a Santa Cruz: Pode-se adorar a Santa Cruz?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa