Pular para o conteúdo principal

4 atitudes simples para entender o verdadeiro objetivo da vida cristã

 “Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e de Deus Pai.” (2Pe 3,1)

Um dia, os apóstolos pediram a Jesus: “Senhor, aumenta a nossa fé”. E Jesus respondeu-lhes usando a imagem do grão de mostarda. Nós também podemos ser tentados a pedir uma medida maior do Espírito Santo para poder realizar grandes coisas, mas lembremo-nos primeiro que o Espírito Santo é uma das três pessoas da Trindade, embora se expresse sem rosto pessoal. Quando o Espírito Santo é dado, é dado pessoalmente, sem medida e completamente. É um dom radical e plenário, reflexo eficaz do amor absoluto do Pai e do Filho.

Embora, como São Paulo, sejamos capazes de dizer: “Já não vivo, mas Cristo vive em mim” (Gl 2,20), não devemos nunca deixar de nos maravilhar com esta grande realidade. Somos capazes de suportar a presença sobrenatural de Deus nas profundezas do nosso ser, o que autoriza Santo Agostinho a dizer: “Pergunta ao teu coração, se tu sabes que tens caridade, tens o Espírito Santo”.

1. Ter a certeza que nossa alma está disponível para receber o Espírito Santo

Em primeiro lugar, devemos cuidar da morada do Espírito Santo, pois Ele quer fazer-se “doce hóspede das nossas almas”, retomando as palavras da sequência do Pentecostes. A hotelaria que constitui a nossa alma está disposta a acolher este Hóspede que bate à sua porta? Porque se nos tornarmos bons anfitriões de nossas almas, prontos para receber este Convidado que é o Espírito Santo, então esta vinda transformará nossas vidas e nos tornaremos santos.

2. Reconhecer a desordem do pecado em nossa vida, pedir o perdão de Deus

Arrumar a hotelaria, torná-la agradável com um cheiro bom, confortável, tanto que dá vontade de ficar aí, tudo isso requer a nossa colaboração. Colocar a hotelaria em ordem significa reconhecer a desordem do pecado em nossa vida, pedir o perdão de Deus.

3. Viver atos de caridade e de benevolência

É isso que torna nossa alma mais agradável. Ficar pronto para abrir a porta não é possível se nos dispersarmos sem parar.

4. Não esquecer de rezar todos os dias

O treino diário da oração ajuda a estar pronto, a oração na qual clamamos a Deus: “Vem, vem a nós, consolador soberano!” O que temos que aumentar é nosso desejo de recebê-lo e nossa capacidade de reconhecer seus passos e ouvi-lo bater à porta de nossa alma. São Serafim de Sarov, místico russo, fala desse desejo do Espírito como de uma conquista: “O verdadeiro objetivo de nossa vida cristã é adquirir este Espírito de Deus”; enquanto a oração, as vigílias, o jejum, a esmola e outras ações virtuosas, feitas em Nome de Jesus Cristo, são apenas meios para adquiri-lo. O Espírito Santo deseja atuar em cada pessoa de boa vontade que deseja fazer de sua alma uma agradável morada para a vida sobrenatural de Deus. Dê um espaço ao Espírito, sua alegria será imensa. 

Fonte: comshalom.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa