Pular para o conteúdo principal

O que Maria tem a ver com a Encarnação do Verbo?

 


A narrativa de São Lucas sobre a Anunciação de Maria (Lc 1,26-38) mostra como o cristão deve viver o mistério da Encarnação do Verbo de Deus. Mensagem sublime que o anjo Gabriel trouxe do céu a esta terra, dizendo à Virgem de Nazaré: “Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus” (Lc 1,31). Ao dar o seu consentimento aos planos divinos Maria ensina a todos os cristãos como encarnar em si a Palavra Eterna do Ser Supremo.

A docilidade de Maria à ação do Espírito Santo, ao poder do Todo-Poderoso, tornou possível que a Segunda Pessoa da Trindade Santa tomasse também a natureza humana. A todo batizado cumpre uma total submissão aos desígnios celestes. A sujeição mariana fez conhecer ao mundo a Palavra que salva, fazendo resplandecer na História a graça e a verdade. Num momento de belíssima inspiração Santa Catarina de Sena exclamou: “Ó Maria, em ti o Verbo está escrito e dele temos a doutrinada vida. És a tábua que nos propicia esta doutrina”. Idêntico é o pensamento de São Sofrônio de Jerusalém que chama Maria o “Livro de Deus”, livro aberto de Cristo, Sabedoria Eterna, porque no seu seio virginal ela pode contemplar e escutar o próprio Filho de Deus. Ela, com razão, é então dita pela Igreja Mãe e Mestra da vida espiritual. Ela se revela como a palavra bíblica que, graças a seu sim generoso e obediente, fez com que se desse esta katábase impressionante, ou seja, a descida de Deus a este mundo tornando a carne idêntica a todos os homens. Mostra, deste modo, como se deve receber tudo que o Pai revelou. Evangelho vivo, a Virgem Mãe é uma especialista em teologia: os mistérios da Encarnação redentora lhe foram entregues antes de todos os teólogos, fazendo-a intimamente unida a toda História da Salvação.

Ela faz parte da confissão de fé cristológica e ela deve ser considerada na totalidade da Encarnação histórica do Senhor Jesus. Santo Inácio de Antioquia registrou uma fórmula antiga de fé que diz: “Cristo verdadeiramente nasce de uma Virgem … verdadeiramente foi pregado na Cruz … verdadeiramente sofreu, como verdadeiramente ressuscitou”. Tudo isto teve início por que Maria respondeu ao Mensageiro divino: “Eis aqui a serva do Senhor: faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). Em comunhão com Maria e com sua gratuidade íntima que a tornou mãe de uma maneira extraordinária, a Igreja professa a Encarnação do Verbo e celebra os mistérios da salvação, anuncia a morte redentora do Senhor e proclama jubilosamente sua vitória sobre a morte e fica esperando a vinda gloriosa do grande triunfador Jesus Cristo no final dos tempos.

Em cada celebração, o que aconteceu com Maria na Anunciação ocorre ou deve se dar na assembleia reunida em nome de Jesus. Quem escuta o Verto Eterno de Deus na Liturgia da Palavra encarna em si mesmo o Verbo para celebrar com o Senhor seu mistério sacramental. Desta maneira é que o Cristo-Palavra se faz sacerdote e chama os fiéis se tornando luz para suas inteligências e força para suas vontades na Eucaristia. No diálogo com o anjo a Virgem assumiu a maternidade divina de maneira responsável, deixando exemplo admirável.
Na sua conversa com Gabriel a Virgem não duvidou, mas ficou estupefata diante da grandeza daquele fato e perante uma novidade incompreensível de um anúncio maravilhoso. Isto mostra como todo cristão deve sempre invocar as luzes do Espírito Santo para bem saber o que é melhor para sua santificação e salvação, dando total adesão a Deus.

Ela patenteia como se deve assimilar a Palavra, isto é, assim como o organismo humano converte em substância própria o alimento, do mesmo modo é preciso transformar a palavra divina em vida espiritual, borbulhante e irradiante, engendrando o Verbo de Deus no pensar e no agir. Sobretudo em cada Missa dominical é necessário que o fiel se pergunte: “Como encarnar em mim tudo que me veio através da liturgia desta semana?” Para tanto se faz mister invocar então a proteção poderosa daquela que se intitulou a serva do Senhor. Se alguém acha difícil praticar os ensinamentos hauridos nas celebrações, se lembre das palavras do Anjo Gabriel: “Para Deus nada é impossível”.

Ainda que o Espírito Santo esteja a exigir uma correção dolorosa nos caminhos tortuosos por vezes trilhados, a Tesoureira das graças divinas, ajudará a uma revisão semanal de vida. O Concílio Ecumênico Vaticano II colocou em evidência expressamente o papel de exemplaridade, desempenhado por Maria em relação à Igreja na sua missão apostólica, pois ela continua a sustentar a todos os cristãos no generoso empenho de encarnar em si a Palavra de Deus.

Con. Vidigal
Professor no Seminário de Mariana – MG

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa