Pular para o conteúdo principal

Guia para um Advento fecundo, segundo João Paulo II

 


Ele falava eloquentemente a cada ano sobre o Advento. Como resultado, nos deixou muitas reflexões perspicazes sobre esse tempo

Para muitas pessoas, o Advento pode ser um período difícil para se manter o foco. Podemos nos distrair por uma enxurrada de obrigações ou simplesmente pela natureza comercial da época do Natal.

A boa notícia é que a Igreja possui um rico tesouro de recursos que podem ajudar os fiéis a manter o espírito do Advento vivo.

Um desses tesouros, por exemplo, é o grande número de homilias e audiências de São João Paulo II. Ele falava eloquentemente a cada ano sobre o tempo do Advento. Como resultado, nos deixou muitas reflexões perspicazes para nos guiar em nossa jornada do Advento.

Advento e oração

Em primeiro lugar, São João Paulo II exorta-nos a nos dedicarmos à oração. Disse ele:

“A preparação para recebê-lo exige, antes de mais nada, uma atitude de oração intensa e confiante. Abrir espaço para ele em nossos corações exige um sério compromisso de conversão ao seu amor.”

Advento e paz

Em segundo lugar, precisamos reparar a divisão do mundo semeando a paz com o nosso vizinho.

“Devemos ser convertidos à paz; converter-nos a Cristo, nossa paz, certos de que seu amor desarmador no presépio supera todas as terríveis ameaças e planos de violência. Devemos continuar a pedir com confiança ao Menino, nascido da Virgem Maria por nós, que a enorme energia da sua paz expulse o ódio e a vingança que se escondem na alma humana. Peçamos a Deus que o bem e o nosso amor superem o mal.”

Obediência a Deus

Outro caminho para um Advento frutífero é por meio de nossa fiel obediência à vontade de Deus em nossas vidas:

“Maria, que nesta novena de preparação para o Natal, nos guia rumo a Belém. Maria é a Mulher do “sim” que, ao contrário de Eva, torna seu o desígnio de Deus sem reservas. Assim, ela se torna uma luz clara para nossos passos e o modelo supremo para nossa inspiração.”

Preparação para a vinda de Jesus 

Por último, devemos usar o Advento para nos preparar não apenas para o nascimento de Cristo em nossos corações, mas também para sua Segunda Vinda.

“A exortação à vigilância ressoa muitas vezes na liturgia, especialmente no Advento, tempo de preparação não só para o Natal, mas também para a vinda definitiva e gloriosa de Cristo no fim dos tempos. Tem, portanto, um significado distintamente escatológico e convida o crente a passar cada dia e cada momento na presença dAquele “que é e que era e que é vindo”, a quem o futuro do mundo e do homem pertence. Esta é a esperança cristã! Sem essa perspectiva, nossa existência seria reduzida a viver para a morte.”

 Fonte: Aleteia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa