Pular para o conteúdo principal

Desprezo pela Verdade: Considerações de Bento XVI


Muito tempo atrás, não me recordo onde, ouvi dizer que aos homens de todos os tempos, aplica-se sempre a seguinte máxima: “toda geração crê ser mais inteligente que a anterior e mais sábia que a seguinte”. Este tem sido, há pelo menos 100 anos, o grande drama do homem moderno. Quando digo moderno, refiro-me muito especificamente ao “movimento modernista”, que quis a todo custo romper com toda a história e cultura que o precederam. Com foco absoluto na destruição de tudo que considerava antiquado, o modernismo nunca teve a disposição de ponderar sobre o que erigiria sobre as ruínas da civilização, quando atingisse seu objetivo.

Ao falar sobre “ponto de vista histórico”, o Papa Bento XVI observa com muita clareza que um fenômeno típico deste homem de espírito revolucionário, a quem chamo “moderno”, é colocar-se fora da própria história, analisando-a sempre de uma perspectiva externa. Ele olha arrogantemente para o passado, como se este não tivesse nenhuma relação consigo, como se ele próprio, o homem moderno, não fosse um fruto amadurecido pela experiência dos séculos que o antecederam. Olhar para a história com este desprezo pela verdade é totalmente inútil. Se não somos parte da história, e ela de nós, então a história não possui nenhuma razão de ser estudada.

As notas explicativas nas obras de Platão e Dante, às quais se refere Papa Bento XVI, eram acrescidas nas edições publicadas nos regimes comunistas do século passado de forma a neutralizar o próprio cerne das obras. É evidente que precisamos fazer uma consideração histórica ao lermos Platão, mas esta consideração serve especialmente para situar a obra em sua forma, não em seu propósito ou intenção. A verdade buscada por Platão é ainda a mesma verdade almejada por todos nós hoje, não importa o quanto tentemos ignorar o fato. É por este motivo que os “clássicos” – não no sentido greco-romano do termo – da literatura, filosofia e das artes são chamados de clássicos: eles falam sobre temas universais, temas reais e intrínsecos a cada ser humano, independentemente do lugar de onde este último venha ou em que século tenha vivido. Sem dúvida, o caminho mais curto para a ignorância – e para o cultivo da burrice no fértil campo da arrogância – é acreditar que as gerações anteriores estão “ultrapassadas” e nada têm a nos ensinar.

Portanto, desconfie de quem está “aberto” a todas as discussões, mas não aceita nenhuma “verdade”. Se cada uma tem “a sua verdade”, não há sequer discussão viável ou necessária. Desconfie do linguajar dos que, propondo sociedades plurais, abertas, inclusivas e igualitárias, suprimem a uns e exaltam a outros, sempre de forma desigual. Desconfie dos que ultrajam e ridicularizam a Religião, dizendo ser inapropriado que hoje ainda haja quem dê ouvidos a ensinamentos ultrapassados “em pleno século 21”: este é o zeitgeist, o “espírito do tempo”, que reduz a potencial experiência do homem apenas ao seu próprio, limitado e frágil contexto imediato. A cultura é a extensão da experiência individual do ser humano; é dar-se conta de que gerações e gerações, em seus diferentes momentos históricos, viveram os mesmos medos, angústias, esperanças e amores que você e eu.

Verdades absolutas existem e a experiência dos mortos nos ajudar a conhecê-las melhor que a imprudência da maioria daqueles que simplesmente recebem maior atenção, simplesmente por ainda andarem neste mundo. Eis aí o terror absoluto do homem “moderno”.

Fonte: Diego Martins, site: Língua do Mundo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa