Pular para o conteúdo principal

Crítica ao filme “Guerra Interior”: Uma abordagem católica

O filme “Guerra Interior”, disponibilizado no canal do Youtube “Graça Filmes” há um pouco mais de uma semana, que rodou bastante em grupos de whatsapp como sendo uma boa indicação de filme para cristãos, demonstra bem a teologia protestante acerca da fé. Para além da crítica técnica que poderia ser feita aqui abordando as falhas grotescas referente ao enredo, aos diálogos, efeitos especiais, trilha sonora, fotografia, quero me deter, no entanto, aos aspectos antropo-teológicos expressos na produção do filme.

No âmbito da antropologia cristã o homem é mostrado de maneira dicotomizada, há confusão entre as áreas do ser, em sua hierarquia. A inteligência, que abarca a razão, é tida como uma área qualquer, o coração seria a alma? Ou o espírito? Estaria ele numa condição constante de abobamento, um “mocinho” desentendido? Confuso. A emoção só sente ódio e raiva? Ela está em constante estado de luta e fuga? Seriam apenas essas as expressões afetivas/emotivas do ser humano? Cansativo.  A vontade não tem vontade, ela não domina os sentimentos, a vontade não tem ação, nem determinação. A consciência é rasa e artificial, quando, na doutrina católica, ela é compreendida como “o núcleo secretíssimo e o sacrário do homem onde ele está sozinho com Deus e onde ressoa sua voz” (GS 16). A concupiscência humana (vestígio do pecado original que permanece no homem) é bem demonstrada nas influências e seduções que executa nas áreas do ser. Desconsidera-se, porém, a inabitação da Trindade, a morada de Deus no coração humano como afirma a fé católica. A bondade do homem está na originalidade do projeto de Deus para ele, projeto este que o pecado faz força para tornar esquecido, porém, há no homem a bondade e a pureza originais que são, como nos ensinam os santos padres da Patrística, os sinais claros de que o homem possui um vazio original que só pode ser preenchido por Deus, do qual é imagem e semelhança.

No filme, no entanto, Deus é visto como um ser acessado pela guerra e pela força. E a fé, claro, na compreensão protestante, é subjetiva, reduzida a um momento solucional interior e não em um encontro profundo com a verdade. A bíblia é citada como “salvação”, ou seja, a religião é do livro e não da Pessoa. A conversão é intimista, o homem está no controle.

Por fim, é importante ressaltar que, apesar de a Sagrada Escritura, segundo a Constituição Dogmática Dei Verbum do Concílio Vaticano II, ser a alma da sagrada teologia, ela não é a única fonte da Revelação.  A ela estão unidos o Sagrado Magistério e a Sagrada Tradição, estes compõem o terreno seguro e fecundo a fim de que aquele que crê não incorra no erro de uma fé fincada puramente no criado (deísmo) ou na Bíblia com interpretações subjetivas (biblismo), mas tenha acesso, na integralidade de sua existência, à totalidade da Verdade Revelada, cuja salvaguarda está, como cremos, na Igreja Católica Apostólica Romana.

Fernanda Rosetti de Almeida Brito
Cofundadora da Comunidade Encontro
Bacharel em Teologia pelo Instituto São Tomás de Aquino



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa