Pular para o conteúdo principal

Para lembrar de não esquecer


“Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado dentre os mortos, da descendência de Davi…”  (2Tm 2,8)

Para lembrar de não esquecer.

Cara Memória,

Sei bem o quão difícil tem sido os últimos tempos para o teu legado. Desde muito sofres a dor da queda, é verdade, e por isso o teu trabalho é um tanto desconcertado… Às vezes confundem-se as recordações e então já não se distingue com clareza o que de fato, por ser oriundo da Verdade, deve permanecer.

Há alguns anos — diria décadas  — tens sentido outros tantos ataques, o que prejudicou as tentativas de que registrem-se em ti os mais verdadeiros dados. Foram-se os álbuns, com suas dedicatórias ao mesmo tempo sérias e divertidas; extinguem-se, pouco a pouco, os livros, com seu cheiro e textura tão característicos; num curto intervalo de tempo velozes informações te invadem e são tantos os movimentos que quase posso apalpar teu cansaço: te percebo numa verdadeira corrida de gigantes.

Peço-te, porém, uma coisa: não te desesperes. Embora a tudo isto correspondamos, nunca seremos capazes de nos desvencilhar da emoção serena que permeia nossos corações quando adentramos no tão pouco conhecido espaço das lembranças edificantes que em ti se escondem. 

Sim, é real: és tu a responsável por isto.

És guardiã de valiosos tesouros: do cheiro da comida materna aos primeiros impactos que sentimos quando despertamos para Aquele que habita em nós. A música, a palavra dita, a felicidade de súbito revelada…

Permanece, tal brasa ardente, aquilo que marca o coração com o Eterno. Além disso, tens um excelente guia: o Consolador, o que segura a outra ponta do fio condutor.

Quero, pois, te fazer um pedido: lembra-te.

Lembra-te de onde fostes tirada e aonde fostes encontrada, para que para lá nunca retornes;

Lembra-te das maravilhas que vistes e ouvistes, para que, vivas, apontem a nós e aos outros, o caminho;

Lembra-te, para que assim percebamos que neste mesmo caminho nunca estivemos a sós;

Lembra-te, e sejam eternizados os sons, os cheiros, as imagens e os toques do Criador em nós;

Lembra-te, e entrem, com respeito, as lembranças das coisas antigas, para assim descobrirmos, em nossa carne, a atualização da Boa Nova sempre boa e sempre nova.

Lembra-te, caríssima memória, para que à mínima vibração tu nos conduzas aos acordes ainda mais profundos da vontade d'Aquele que nos ama.

Sê, de todo coração, de toda força e de toda a alma, desperta, e assim todo o nosso ser esteja sempre acordado para, em tudo, recordar que é amado.

Lembra-te de não te esqueceres do Essencial. Lembra-te de amar.

Lembra-te.

Fonte: Comunidade Shalom 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa