Pular para o conteúdo principal

A Agonia de Jesus



Depois de cear com seus discípulos, Jesus se dirige para seu lugar de oração. Já era seu costume estar ali para orar ao Pai. Seu coração sabia que se aproximava o momento de entregar-se e consumir sua vida no madeiro. Jesus, todo homem, sentia o medo, a angústia, a dor profunda da alma enquanto, sendo todo Deus, ora ao Pai Celeste que se cumpra a vontade Divina e não a Dele.

Ele sofre naquele momento o peso de sua entrega, mas também de nossos pecados. O destino da humanidade se coloca todo em suas mãos.

Neste momento, mais do que nunca, o Cristo sabe que precisa se colocar em oração para poder suportar tamanho peso. O sofrimento de sua paixão inicia-se em sua alma, antes que em seu corpo. Na hora de sua fraqueza Ele é tentado, e ainda assim nos dá um grande ensinamento: “Orai para que não caiais em tentação” (Lc 22, 39). Dá essa ordem aos seus discípulos para que possam ser intercessores, mas também para que possam passar eles mesmos suas provações.

Aproximando-nos das celebrações da Páscoa, devemos nos unir ao Cristo que sofre. Parece difícil chegar perto do que foi o martírio da Cruz. Os sofrimentos que Jesus passou são para nós  muitas vezes inimagináveis. Porém, Ele nos convida a participar desse mistério, que se inicia dentro de seu coração que agoniza no Getsêmani. Ali Cristo nos mostra que os sofrimentos diários tem caminho certo através da oração e, sobretudo, na confiança na vontade do Pai. Cristo é aquele que fez a vontade do Pai e nos revelou este caminho, fazendo-o Ele mesmo.

Podemos então perceber que a nossa caminhada, embora acidentada pelas nossas provações, cruzes e dificuldades, tem um caminho a ser trilhado por uma vida que se una ao Cristo que sofre, que passe junto com Ele todas as adversidades e encontre a esperança e a alegria de pertencê-lo. 

Que a Paixão do Senhor seja a força que precisamos para ultrapassar todas as barreiras que nos impedem de viver uma vida de santidade e que busquemos sempre unirmos, cada vez mais a Jesus.

Pedro Henrique Rocha
Vocacionado da Comunidade Católica Encontro


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa