Pular para o conteúdo principal

É possível viver uma profundamente Semana Santa durante a quarentena?


Sem dúvida, a Semana Santa este ano está sendo diferente para todos nós; não podemos negar isso. A experiência de segurar os ramos e proclamar a entrada de Jesus em Jerusalém no Domingo de Ramos; a beleza de celebrar e comemorar a Última Ceia de Jesus, quando lava os pés dos Apóstolos e institui a Eucaristia, na Quinta-feira Santa; penetrar no vazio e na escuridão da morte de Cristo na Sexta-feira Santa; e o júbilo sentido e vivido pela Ressurreição de Jesus, vitória sobre a morte, no Domingo da Páscoa; todas essas são experiências que fazem parte da vivência da nossa Semana Santa todos os anos. Diante disso, naturalmente surge a pergunta dentro de nós: “e este ano, será que vou poder viver a Semana Santa da mesma forma?”



Como eu afirmei no início desse artigo, não podemos negar que a Semana Santa está sendo diferente por causa da quarentena. Eu não quero dizer que tanto faz celebrar esses dias santos participando das liturgias numa igreja, podendo receber os sacramentos, ou participando através de uma transmissão na minha televisão; há uma diferença, e o ideal é o primeiro. Porém, nos encontramos numa situação na qual o ideal simplesmente não é possível, e, diante dessa situação, me parece fundamental fazer as seguintes perguntas: “Senhor, o que queres me dizer através de tudo isso? Como queres que eu esteja vivendo este ano a Semana Santa?”. Diante dessas perguntas, talvez o Senhor responda de uma forma diferente para cada pessoa, mas eu gostaria de colocar algumas ideias que acho que podem ajudar.

Em primeiro lugar, devemos deixar claro que o núcleo da Semana Santa é a nossa participação na Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Não se trata de uma mera lembrança de um evento histórico que aconteceu há 2000 anos, mas de nossa inserção nesse evento, que se atualiza (se faz presente hoje). Por mais que essa atualização se realize normalmente na celebração litúrgica, e que não possamos estar presentes nessa celebração, podemos, a partir das nossas próprias casas, entrar no espírito desses eventos da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Trata-se, portanto, de uma participação muito mais interior do que exterior, e, por mais que não seja o ideal, posso fazer isso a partir da minha casa, junto com a minha família, em espírito de oração.

Para viver essa participação interior nesses dias santos, será de muita utilidade e ajuda acompanhar as celebrações litúrgicas através da internet. Isso nos ajudará a entrar no espírito da celebração, e a interiorizar aquilo que a Igreja toda está vivendo nesses dias. Junto com isso, possivelmente haverá algumas meditações que podemos escutar. Outra ideia é rezar o terço (individualmente ou em família) e meditar sobre as leituras bíblicas de cada dia. Jejuar e se abster de carne na Sexta-feira Santa, que é uma obrigação por parte da Igreja para todos os católicos, certamente ajudará também a entrar no espírito da Paixão do Senhor. Enfim, são muitos os meios que cada um pode fazer para viver mais profundamente a Semana Santa este ano em casa.

 Finalmente, vale a pena acrescentar o fato de que a situação pela qual estamos atravessando por causa da pandemia é uma verdadeira cruz para nós. Uma vez que um aspecto fundamental da Semana Santa é viver a experiência da cruz, junto com o Senhor, não será em vão unir os nossos sofrimentos atuais ao sofrimento de Cristo. Sabemos, porém, que a cruz e a morte não tiveram a última palavra sobre Cristo, pois no Domingo Ele ressuscitou. Ânimo então, meus irmãos, porque através da cruz que vivemos, virá a glória da Ressurreição.



Fonte: a12.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa