Pular para o conteúdo principal

"Eu encontrei o Carisma em mim!"

"Levantou-se, pois, e foi ter com seu pai. Estava ainda longe, quando seu pai o viu e, movido de compaixão, correu-lhe ao encontro, o abraçou e o beijou." Lucas 15, 20

A descoberta da vocação é algo que sempre enche o nosso coração de alegria. Este trecho da Parábola do Filho Pródigo narra o momento em que depois de ter percorrido muitos caminhos, o filho se decide por ir ao Encontro do Pai. A grande surpresa é que o Pai não leva em conta nada que aconteceu com aquele filho, mas faz grande festa.De um salto se levanta e corre ao encontro do filho que a tanto tempo esperava. E que alegria nesse encontro de amor.
Na minha vida foi assim. Diferente de muitos que tem uma terrível experiência de mundo, Deus me tirou disso antes que eu me perdesse. Pouco tempo depois que no início da minha juventude, comecei a ir a festas, a buscar amizades em meio a bebida, churrascos de faculdade, comecei a caminhar em uma outra comunidade, reconhecendo a sede que meu coração tinha de eternidade e de morar na Casa do Pai.
Dediquei sete anos da minha vida nessa comunidade. Sai em missão para lugares bem distantes, até fora do país. Foi um tempo muito bom e produtivo. Por outro lado, dentro do coração sempre me questionava se seria aquele o meu lugar, porque em muitos aspectos eu me achava diferente dos outros irmãos de comunidade.
Infelizmente, a comunidade que eu participava se dissolveu, em um processo de ruptura bem doloroso para todos os membros. Para mim também foi um choque ver toda uma estrutura ruir, o que me levou a em muitos pontos desacreditar de uma vida de santidade e me distanciar de Deus.
Por meio da música, fui convidado para tocar no retiro de Carnaval "Somos da Paz", aqui na Comunidade Encontro. Só de tocar no retiro o Senhor me movimentou a vir antes e ajudar nos trabalhos. Depois de uma semana aqui, meu coração já não queria ir embora, algo dentro de mim saltava de alegria. A partir daí eu fui descobrindo dentro de mim o que é Ser Encontro.
De diversas formas, Deus foi me mostrando quanto tempo Ele esperava que eu estivesse aqui. Quantas respostas interiores e quanta paz em perceber: Aqui é o meu lugar. Para isso Deus me criou. Deus me deu até mesmo a feliz providência de ter sido batizado no dia de nosso principal Baluarte, São Bento, celebrado no dia 11 de Julho.
Deus tem muitos caminhos para nossas vidas. Move-nos de um lugar ao outro, sempre nos impulsionando ao novo, mas sempre na direção de cumprirmos a sua vontade, de forma a nos preenchermos plenamente.
Eu encontrei o Carisma em mim e descobri nele algo que me transforma todos os dias, me levando ao Encontro com Deus, com os irmãos e comigo mesmo. Se o seu coração arde por encontrar-se, se lance sem medo e com certeza o Pai estando você ainda longe, correrá ao seu encontro, o abraçará e o beijará.

Por: Pedro Henrique Rocha
Vocacionado da Comunidade Encontro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa