Pular para o conteúdo principal

O modelo de um matrimônio santo

 “O Bom Deus deu-me um pai e uma mãe mais dignos do céu do que da terra!” A afirmação é de Santa Teresinha, jovem francesa, do Carmelo de Lisieux, filha do casal Zélia Guérin e Luís Martin, irmã de Maria,Paulina, Leônia, e Celina, todas monjas: quatro carmelitas e uma visitandina. A Igreja declara o casal Guérin santo neste domingo, 18 de outubro, no período em que acontece o Sínodo dos Bispos para a Família.

Teresinha distingue-se entre suas irmãs pela expressividade de seu amor a Deus e à Igreja em tão pouco tempo de vida, tendo falecido aos 24 anos de idade, em 1897. Foi canonizada em1925. É hoje uma das santas mais conhecidas de todo o mundo. Refletindo sobre as Cartas de São Paulo, encantou-se com a primeira aos Coríntios que a fez exclamar: “encontrei o meu lugar na Igreja, tu me deste este lugar, meu Deus. No coração da Igreja, minha mãe, eu serei o amor e desse modo serei tudo, e meu desejo se realizará”.

Zélia e Luís Martin se destacam como modelo de casal santo que soube educar sua família nos caminhos de Deus. Receberam-se em matrimônio, dia 13 de julho de 1858, em Alençon e tiveram sete filhas e dois filhos. Marcados pelos sofrimentos, mas eloquentes na confiança em Deus, viram partir em idade infantil dois filhos e duas filhas.

O lar de Alençon era iluminado de autêntico compromisso religioso, sendo Zélia modelar esposa, mulher orante, participante da vida sacramental diária, pois toda manhã se dirigia à igreja para a primeira missa. O amor à mãe de Jesus lhe era tão vivo, que celebrava em casa, com o marido e as filhas, os atos devocionais do mês de maio, diante de um altar que artisticamente organizava, onde punha em evidência a linda imagem de Nossa Senhora do Sorriso. Sobre Maria, escreveu às filhas, dizendo: A festa da Imaculada Conceição é uma grande festa para mim! Neste dia, a Santa Virgem concedeu-me muitas e assinaladas graças. Para mim, não há como esquecê-la.

Depois de perder quatro filhos, se vê diante da iminência de um novo golpe para a alma: esteve gravemente enferma sua pequenina Teresa. Escreve, fervorosa, em uma de suas numerosas cartas: “subi depressa ao meu quarto, ajoelhei-me aos pés de São José e lhe pedi a graça da cura para a pequena, resignando-me, porém, à vontade do bom Deus, se Ele quisesse levá-la consigo. Eu não choro frequentemente, mas chorei ao rezar. Não sabia se deveria descer… Por fim, me decidi. E, o que vejo? A criança mamava de todo coração”.

Luís, o esposo fiel, guardava profundo amor à Eucaristia. Além da participação assídua à missa, tinha por costume fazer a adoração noturna ao Santíssimo Sacramento. Certa vez, escreve Zélia à filha no mosteiro: Teu pai foi fazer a Adoração noturna na noite passada, ainda que estivesse muito fatigado quando nos deixou, às nove horas da noite. Em outra ocasião, já havia escrito: Estou muito feliz com ele, pois torna a minha vida muito doce. Meu marido é um santo homem, desejo um igual a todas as mulheres.

Suas filhas viviam admiradas pela santidade do pai. Sobre isso, Celina registra: Quando papai comungava, permanecia silencioso em todo o trajeto de volta para casa. Ele nos dizia: eu continuo a entreter-me com Nosso Senhor.

Homem de caridade, sabia repartir com os pobres aquilo que ganhava com a profissão de relojoeiro e depois, comerciante.

O casal recebe em casa os avós das crianças, deles cuidando na doença e na velhice até o fim, com extremo carinho.

Em casa tão santa, não havia como evitar uma exclamação de Zélia, ao ver que certos casamentos não se pautam pelos princípios do santo evangelho e, por isso, vão se dando em nada. Exclama: “Meu Deus, como é triste uma casa sem religião!”

O Abade Dumaine, seu pároco, testemunhou: “Era notável a união nesta família, tanto entre os esposos, como entre os pais e as filhas”. Elevado diante do mundo hodierno, o casal será espelho para as famílias que buscam verdadeira felicidade só possível na fidelidade matrimonial e na primorosa e santificadora educação dos filhos.

Dom Gil Antônio Moreira / com edição de texto da redação do comshalom.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa