Pular para o conteúdo principal

Os Exercícios Espirituais nos moldam na vontade de Deus


Na última quarta-feira (25/03), a Oficina de Formação e Oração teve por tema os Exercícios Espirituais, conduzido por Renan Pereira, cofundador da Com. Encontro. 



Muitas vezes o temor e a resistência aos exercícios espirituais brotam da falta de conhecimento e de uma verdade que existe em torno disso e que nós desconhecemos. Na graça de Deus, nessa formação, conseguiremos alcançar vias de esclarecimentos muito importantes e propicio para esse período quaresmal.

Para entender e mergulhar mais nesse caminho de espiritualidade, busquem conteúdos de Santo Inácio de Loyola. Ele explica que “O homem é criado para louvar, prestar reverência  e servir a Deus, nosso Senhor, mediante isso, salvar a sua alma. E as outras coisas sobre a face da terra são criadas para o homem, para que o ajudem a conseguir o fim para que é criado.” (Ref. Exercícios espirituais, de Santo Inácio de Loyola)

Tudo que está ao nosso redor está a nossa disposição para adorar a Deus. Tudo isso está disponível como ferramenta para amar a Deus.
Diante da realidade de tudo o que está a nossa disposição, é necessário sermos indiferentes à essas coisas. O mais importante é ter todas as coisas criadas como acréscimo para o serviço de Deus, porque Deus é o que importa.

Devemos movimentar a realidade que nos cerca  (vida, família, trabalho, dons, natureza...) para unicamente adorar a Deus, que é o sentido da nossa existência. E partindo desse principio, precisamos analisar a nossa vida: O que vai contra a isso? O que distorce isso? E os exercícios espirituais se encaixam na realidade de nos conduzir à uma profunda liberdade e para equilibrar e organizar tudo o que está na frente de Deus. Quantas coisas, pessoas e situações nós adoramos no lugar de Deus, achamos mais importante, somos dependentes em muitas áreas... A realidade simples de adorar somente a Deus e usar tudo o que nos cerca para nos impulsionar a esse fim, sem nos apegarmos a nada, às vezes é tão difícil para nós vive-la. Vivemos em escravidão, seja de pecado, seja de pensamento, seja de atitudes... vamos tomando caminho errados e atropelando nossa vida e nosso sentido de viver, e o ponto inicial da nossa vida vai se apagando, até que nos observamos muito distantes do objetivo central da nossa vida, que é adorar a Deus.

E é a partir dessa realidade que os exercícios espirituais entram. Olhando para a realidade da nossa vida, podemos perceber que nós estamos famintos de liberdade, famintos de Deus e o nosso coração acusa isso, ainda que nós não O conheçamos intimamente. O nosso coração queima e se agita porque a nossa alma morre necessitada, porque tomamos tantos rumos para longe de Deus. O Exercícios Espirituais são armas poderosas para nos colocar no caminho, tirar os vícios, os pecados e nos tornar livres no amor, para amar o nosso Deus.

Apresento, então, a vocês, alguns exercícios:

- Meditação de uma jaculatória
São Francisco de Assis quando estava diante de Jesus repetia durante horas a jaculatória: Meu Deus, meu tudo. Mergulhava intensamente em cada palavra que dizia, e experimentava o Senhor nessa vivência e entrega.

Exercício estacionário
Inspirado nos Padres do Deserto, São Bento e Santo Antão, parar em uma posição (seja sentado ou em pé), esvaziando a cabeça e o coração e tentando não se mexer. Imóvel. Condicionando todo o seu corpo para Deus.

- Silêncio
. O silêncio atinge as profundezas da nossa alma.  Experimente ficar um período de tempo em silêncio, sem dizer uma palavra, ou dizer apenas o necessário.

- Contemplação
Rezar com a criação, contemplar as obras de Deus.

- Dominando os prazeres
carnais
Tomar banho frio, quando se quer tomar banho. Em busca de dominar nossa carne e nossos desejos.

Agora, estando livres para amar a Deus, que toda a nossa vida seja inclinada à Ele. Para louvor e glória de Deus.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

ORAÇÃO EXORCISTA DE SANTO ANTÔNIO QUE TODO CATÓLICO PODE FAZER

A tradição popular diz que Santo Antônio deu uma oração a uma pobre mulher que procurava ajuda contra as tentações do demônio. Sisto V, Papa franciscano, mandou esculpir a oração – chamada também de “lema de Santo Antônio” – na base do obelisco que mandou erigir na Praça de S. Pedro, em Roma. Eis o original, em latim: Ecce Crucem Domini! + Fugite partes adversae! + Vicit Leo de tribu Juda, + Radix David! Alleluia! Eis a tradução: Eis a cruz do Senhor! + Fugi forças inimigas! + Venceu o Leão de Judá, + A raiz de David! Aleluia ! Esta breve oração tem todo o sabor de um pequeno exorcismo. Também nós podemos usá-la – em latim ou português – para nos ajudar a superar as tentações que se nos apresentam. Origem da Bênção de Santo Antônio Existem muito poucas pesquisas sobre a origem desta bênção. E nenhuma pesquisa séria mais recente. Até hoje, a mais citada é a dos Bolandistas. E mesmo esta é baseada numa lenda. Eles a contam assim: “Havia em Portugal, no reinado do rei Diniz, uma pessoa at