Pular para o conteúdo principal

Os Exercícios Espirituais nos moldam na vontade de Deus


Na última quarta-feira (25/03), a Oficina de Formação e Oração teve por tema os Exercícios Espirituais, conduzido por Renan Pereira, cofundador da Com. Encontro. 



Muitas vezes o temor e a resistência aos exercícios espirituais brotam da falta de conhecimento e de uma verdade que existe em torno disso e que nós desconhecemos. Na graça de Deus, nessa formação, conseguiremos alcançar vias de esclarecimentos muito importantes e propicio para esse período quaresmal.

Para entender e mergulhar mais nesse caminho de espiritualidade, busquem conteúdos de Santo Inácio de Loyola. Ele explica que “O homem é criado para louvar, prestar reverência  e servir a Deus, nosso Senhor, mediante isso, salvar a sua alma. E as outras coisas sobre a face da terra são criadas para o homem, para que o ajudem a conseguir o fim para que é criado.” (Ref. Exercícios espirituais, de Santo Inácio de Loyola)

Tudo que está ao nosso redor está a nossa disposição para adorar a Deus. Tudo isso está disponível como ferramenta para amar a Deus.
Diante da realidade de tudo o que está a nossa disposição, é necessário sermos indiferentes à essas coisas. O mais importante é ter todas as coisas criadas como acréscimo para o serviço de Deus, porque Deus é o que importa.

Devemos movimentar a realidade que nos cerca  (vida, família, trabalho, dons, natureza...) para unicamente adorar a Deus, que é o sentido da nossa existência. E partindo desse principio, precisamos analisar a nossa vida: O que vai contra a isso? O que distorce isso? E os exercícios espirituais se encaixam na realidade de nos conduzir à uma profunda liberdade e para equilibrar e organizar tudo o que está na frente de Deus. Quantas coisas, pessoas e situações nós adoramos no lugar de Deus, achamos mais importante, somos dependentes em muitas áreas... A realidade simples de adorar somente a Deus e usar tudo o que nos cerca para nos impulsionar a esse fim, sem nos apegarmos a nada, às vezes é tão difícil para nós vive-la. Vivemos em escravidão, seja de pecado, seja de pensamento, seja de atitudes... vamos tomando caminho errados e atropelando nossa vida e nosso sentido de viver, e o ponto inicial da nossa vida vai se apagando, até que nos observamos muito distantes do objetivo central da nossa vida, que é adorar a Deus.

E é a partir dessa realidade que os exercícios espirituais entram. Olhando para a realidade da nossa vida, podemos perceber que nós estamos famintos de liberdade, famintos de Deus e o nosso coração acusa isso, ainda que nós não O conheçamos intimamente. O nosso coração queima e se agita porque a nossa alma morre necessitada, porque tomamos tantos rumos para longe de Deus. O Exercícios Espirituais são armas poderosas para nos colocar no caminho, tirar os vícios, os pecados e nos tornar livres no amor, para amar o nosso Deus.

Apresento, então, a vocês, alguns exercícios:

- Meditação de uma jaculatória
São Francisco de Assis quando estava diante de Jesus repetia durante horas a jaculatória: Meu Deus, meu tudo. Mergulhava intensamente em cada palavra que dizia, e experimentava o Senhor nessa vivência e entrega.

Exercício estacionário
Inspirado nos Padres do Deserto, São Bento e Santo Antão, parar em uma posição (seja sentado ou em pé), esvaziando a cabeça e o coração e tentando não se mexer. Imóvel. Condicionando todo o seu corpo para Deus.

- Silêncio
. O silêncio atinge as profundezas da nossa alma.  Experimente ficar um período de tempo em silêncio, sem dizer uma palavra, ou dizer apenas o necessário.

- Contemplação
Rezar com a criação, contemplar as obras de Deus.

- Dominando os prazeres
carnais
Tomar banho frio, quando se quer tomar banho. Em busca de dominar nossa carne e nossos desejos.

Agora, estando livres para amar a Deus, que toda a nossa vida seja inclinada à Ele. Para louvor e glória de Deus.





Comentários