Pular para o conteúdo principal

E Tomé declarou: Deus você está aqui!

Neste dia de São Tomé, leia a Homilia de hoje realizada por nosso Fundador, Clayton Bechepeche.

Meu Senhor e meu Deus,
eu creio, mas aumenta a minha fé!
Muitos daqueles que estavam ali, com as portas trancadas tiveram seus momentos também de incredulidade, de vacilo na fé, cada um a seu modo. Tomé, não foi diferente teve o seu momento. Porém, uma coisa muito forte, é que Tomé era um homem de opinião, de uma personalidade extremamente forte e ele determinou: "Se eu não ver, eu não creio." Claro que não está aqui, mas ao contrário, com aquela afirmação ele falava:"Mas se eu ver, eu vou crer, eu vou crer mesmo!"
E foi o que aconteceu, Jesus apareceu de novo e falou: Tomé, vem cá, olha aqui, põe a mão do meu lado. E pronto, acabou a história e um homem de extrema opinião de personalidade muito forte, não ficou com negociatas. Tomé que não se convencia de qualquer forma e ali aquele homem testemunha para o mundo inteiro: "olha se eu que sou tão duro, tão firme assim, diante da experiência e de ver o Cristo me dobrei e reconheci Meu Senhor e meu Deus!" A partir daí ele falava para o resto do mundo "pode crer, porque eu sou difícil, eu sou bem difícil, então se eu acreditei, você pode acreditar, porque não iam me enganar!
E Tomé se dobra ali, se prostra diante do Senhor: Meu Senhor e meu Deus!
Não só crê, não só se dobra, como define profundamente e claramente: Nada me tira de você mais, nada me tira da tua presença, nunca mais o Senhor verá eu vacilar em minha fé, nunca mais. Tanto é que morreu, foi mártir por causa de Jesus Cristo. Nunca mais ele vacilou na fé. E Jesus fala: Você acreditou porque me viu, mais feliz que você será aquele que acreditar sem ter me visto!

Nós podemos e deveríamos ter essa convicção forte diante de todos os fatos, diante de toda a palavra, ali Tomé não tinha o evangelho para ficar lendo, ele teve que viver e crer na prática, mas foi deixado um legado maravilhoso de fé, a Sagrada Tradição, Sagrado Magistério e todos os outros testemunhos dos santos, a Santa Igreja aí firme de pé, jamais será vencida. Então era para nós sermos muito mais felizes e nunca vacilarmos na nossa fé e de uma forma especial neste tempo que estamos vivendo, que o Senhor está falando: Tenham fé, porque vocês terão que dar outro passo na fé muito forte e não vacilem. E meus amados, profundamente, lindamente, santamente todos os dias nós temos a chance de termos a experiência que Tomé teve, ao olharmos para a Santa Eucaristia e vermos: É o Cristo!

Claro, está sobre o véu do sacramento, mas está ali Cristo e todos os dias nós podemos tocar e não só tocar, nos alimentar, e por isso nós temos que ser muito mais felizes e sem vacilar, e com a nossa vida testemunhar que Jesus Cristo é o meu Senhor e é o meu Deus. Assim como Tomé olhando para Cristo naquele momento ele declarou: "Eu estou diante de Deus! Aquele que fez todas as coisas, aquele que é todo poderoso, estou te falando agora meu Jesus: Tu és o meu Deus! Eu não tenho outro Deus, tu és o único Deus, Deus está aqui agora." E eu acredito que com esse testemunho de Tomé, não que os outros estivessem mais duvidando, porque diz a palavra: Vimos o Senhor! Os outros estavam crendo, mas eu creio que com esse testemunho de Tomé com a personalidade que ele tinha e com a firmeza que ele falou Meu Senhor e meu Deus isso fortaleceu a fé de todos os outros. Que muitos ali falavam: Se Tomé que é Tomé está falando dessa forma, eu já creio, mas agora eu creio mais ainda. E Tomé declarou: Deus você está aqui! E nós todos os dias podemos e devemos declarar: Deus está aqui, eu toco, eu me alimento, Deus está aqui! E com isso já não mais sermos donos de nós mesmo, mas termos Jesus como nosso dono, nosso Senhor, o único Deus e não termos mais deuses nenhum em nossas vidas, isso será o suficiente se tivermos que derramar o nosso sangue, nós iremos derramar e não haverá vacilo na fé de nenhum de nós, iremos crer e seremos os mais felizes de todos. 

Louvado Seja o nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa