Pular para o conteúdo principal

Vive bem quem reza bem!

Em primeiro lugar, precisamos distinguir entre vida de oração e fazer orações. Só se consegue rezar quando existe uma vida de oração.

Nem sempre a oração se identifica pura e simplesmente com o terço, a missa, a procissão, a leitura da Bíblia, a comunhão e as orações da manhã e da noite. Alguém pode ter feito tudo isso e não ter rezado nunca. Outros podem fazer tudo isso e ter rezado sempre. 

É necessário buscarmos maturidade e profundidade na oração, nos colocarmos presentes de corpo e alma diante do Senhor. Não basta só “rezar”, é preciso rezar bem!


Decidir-se pela amizade divina e crescer nesta amizade é o segredo da vida.

E o que é, então, ter uma vida de oração? Antes de mais nada, a vida de oração existe quando tenho ou procuro ter um relacionamento íntimo e pessoal com Deus. Isso acontece quando acredito que Ele me quer ver feliz e que está comprometido com a realidade que me atinge e me cerca. Esse relacionamento confiante e filial me faz ir além de minhas preocupações, de meus interesses, de minhas fraquezas e de meus projetos.

E como iniciar uma boa vida de oração? Temos 5 dicas que são primordiais e poderão te ajudar muito!

1ª dica: Colocar o Senhor no centro da minha vida!

Ele é a razão da nossa existência e, assim, devo sempre colocar o momento de encontro com Deus através da oração como algo primordial! Dessa forma, a minha oração será um transbordar da glória que quero dar a Ele.

2ª dica: Seja você mesmo!

Sinceridade e autenticidade. Não podemos fingir quem não somos na presença de Deus. Converse com o Senhor com palavras que demonstram não um Deus que fica nos espionando e à espera de nossos erros. Ao contrário, revelam que somos feitos de Suas mãos e, por isso, Ele conhece a Sua obra e nos envolve com o Seu amor.

3ª dica: Busque os instrumentos que nossa igreja nos oferece.

Os Sacramentos, a Palavra de Deus, jejum, Santo Terço, entre outras práticas devocionais, que não se esgotam em si mesmas e não servem para cumprirmos meros preceitos legalistas, mas são meios que nos conduzem até o Coração de Jesus.

4ª dica: Clame o Espírito Santo!

De um modo simples, esta pode ser a nossa primeira oração diária, “Bom dia, Espírito Santo, o que vamos fazer juntos hoje?”. Ele move o nosso interior para as coisas do alto, por isso, precisamos, a todo o momento, de Sua fortaleza, dons e carismas.

 

5ª dica: Realize gestos concretos.

Manifeste o amor de Deus aos outros. Seja levando a Boa-nova de Cristo e palavras de conforto a quem sofre; visitando doentes, dando pão e roupa aos mais necessitados; oferecendo sacrifícios e orações pelas almas do purgatórios, pelo papa, pela Igreja e pelos pecadores. Quem ama a Deus ama o próximo!

Esse é o segredo dos fortes, segredo dos filhos de Deus que passarão pela porta estreita! Nos dias em que vivemos, só viverá bem e permanecerá no caminho de Deus quem tiver fidelidade na vida de oração, quem rezar com intensidade. Eis o segredo da perseverança e da conquista das vitórias e milagres de Deus: permanecer firme e constante na oração, estar agarrado a Ele. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

ORAÇÃO EXORCISTA DE SANTO ANTÔNIO QUE TODO CATÓLICO PODE FAZER

A tradição popular diz que Santo Antônio deu uma oração a uma pobre mulher que procurava ajuda contra as tentações do demônio. Sisto V, Papa franciscano, mandou esculpir a oração – chamada também de “lema de Santo Antônio” – na base do obelisco que mandou erigir na Praça de S. Pedro, em Roma. Eis o original, em latim: Ecce Crucem Domini! + Fugite partes adversae! + Vicit Leo de tribu Juda, + Radix David! Alleluia! Eis a tradução: Eis a cruz do Senhor! + Fugi forças inimigas! + Venceu o Leão de Judá, + A raiz de David! Aleluia ! Esta breve oração tem todo o sabor de um pequeno exorcismo. Também nós podemos usá-la – em latim ou português – para nos ajudar a superar as tentações que se nos apresentam. Origem da Bênção de Santo Antônio Existem muito poucas pesquisas sobre a origem desta bênção. E nenhuma pesquisa séria mais recente. Até hoje, a mais citada é a dos Bolandistas. E mesmo esta é baseada numa lenda. Eles a contam assim: “Havia em Portugal, no reinado do rei Diniz, uma pessoa at