Pular para o conteúdo principal

10 conselhos de São Bento para melhorar sua vida diária


São Bento de Núrsia pode ter vivido 1.500 anos atrás (480-547), mas a sabedoria por ele transmitida em sua Regra ainda ajuda muita gente a trilhar o caminho da santidade.

Esses conselhos representam um verdadeiro caminho de conversão do coração, um caminho para o renascimento no Espírito que Jesus revelou a Nicodemos. No entanto, não precisamos ser monges ou santos para sermos ajudados por sua perene sabedoria. Aqui estão 10 dicas que podem nos fazer muito bem:

1. “MEUS FILHOS, OUVI-ME”
É assim que a Regra começa. Para ouvir, devemos primeiro manter o silêncio. Para um monge beneditino, falar sem necessidade, sem dizer nada de valor, era censurável. A maioria de nós não está vinculada a esse grau de rigidez, mas o silêncio nos permite refletir sobre nós mesmos e estar mais atentos aos outros, ajuda-nos a ser mais pacíficos e nos coloca na presença de Deus.

2. O TRABALHO AJUDA A TER UMA MENTE SAUDÁVEL
“A ociosidade é inimiga da alma”, escreve São Bento. Ele ordenou que seus monges dividissem seu tempo entre o trabalho, a leitura e a oração, de tal maneira que desenvolvessem um corpo, mente e alma equilibrados.

3. TRANSFORME CADA TAREFA EM ORAÇÃO
Para São Bento, toda tarefa participa da obra criadora de Deus e dos sofrimentos de Cristo. O trabalho deve ser considerado um serviço aos outros e uma forma de oração.

4. NOSSOS DIAS DEVEM SEGUIR UM RITMO
Em um mosteiro, a Regra impõe um tempo para tudo: oração, trabalho, leitura, reflexão… Esses princípios antigos ainda estão sendo ensinados como parte das habilidades de administração do tempo em escolas de negócios e em livros de autoajuda, que nos encorajam a estabelecer certos princípios e os horários de início e fim de cada tarefa.

5. SEJA ATENCIOSO COM OS OUTROS
Para São Bento, o respeito deve caracterizar todos os nossos relacionamentos com outras pessoas. “Que todos sejam recebidos como Cristo”, diz ele, falando sobre os visitantes, “especialmente os pobres e os viajantes”. Se formos todos atenciosos uns com os outros – até mesmo com nossos inimigos – contribuiremos para construir um mundo que reflita o amor de Deus.

6. PRATICAR A DISCIPLINA
O santo abade dizia a seus monges para que eles parassem o que estavam fazendo pontualmente quando chegasse a hora de passar para outra tarefa, embora possa ser difícil fazê-lo; mas se deve fazê-lo em obediência à vontade de Deus. Podemos não ter um abade nos dizendo qual é o nosso cronograma, mas nos obrigarmos a seguir um cronograma bem planejado realmente nos liberta da escravidão do improviso e dos impulsos.

7.LEIA FREQUENTEMENTE PARA ALIMENTAR SUA MENTE E ALMA
São Bento indicava que seus monges dedicassem uma parte importante de seu dia à leitura das Escrituras ou outros livros edificantes, em intervalos de períodos de trabalho, oração e durante as refeições. Ler bons livros pode nos dar novas ideias, tornar-nos mais empáticos, ampliar nossa mente e nos ensinar a sabedoria do passado e do presente.

8.ENTENDER E RESPEITAR SUAS PRIORIDADES PRÓPRIAS
Para os monges, a maior prioridade é buscar a Deus, especialmente na oração. Tudo na Regra está organizado em torno desse princípio. São Bento repete isso em formulações ligeiramente diferentes. Precisamos saber quais são nossas prioridades e respeitar essas prioridades na forma como usamos nosso tempo.

9.FAÇA AS PAZES COM OS OUTROS
De várias maneiras e circunstâncias, São Bento exorta seus monges a se desculparem sempre que ofenderem outras pessoas. Ele os lembra a palavra da Sagrada Escritura que diz para “buscar a paz” e, “em caso de discórdia com qualquer um, fazer as pazes antes do pôr do sol”. Isso nos ajuda a crescer em bondade, além de contribuir para a estabilidade da comunidade.

10.VIVA CADA DIA COMO SE FOSSE O ÚLTIMO
O santo abade dizia a seus monges para “manter a morte diante de seus olhos diariamente”. Isso nos ajuda a lembrar de nossas prioridades e a focar nos aspectos essenciais.

Podemos não ser monges, mas os monges também são pessoas, e a natureza humana não muda. A visão de São Bento sobre a humanidade continua valiosa hoje em dia. Espero que essas dicas nos iluminem ou nos lembrem de maneiras pelas quais podemos ser pessoas mais felizes e melhores, com a ajuda de Deus.

Aleteia 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa