Filhos e filhas, nós precisamos dar testemunho das maravilhas que Deus fez na nossa vida e da profunda e poderosa maravilha que Deus fez, que foi nos encontrar! Ele nos encontrou, assim como diz santo Agostinho: "Não é o homem que encontra a verdade, mas a verdade que encontra o homem." E essa verdade nos encontrou, a verdade do Cristo, da vida, do filho de Deus, e a verdade de uma vocação, a vocação Encontro.
Precisamos dar testemunho disso, não podemos ficar com medo, pensando: "Será que sou ou não sou Encontro? Até quando eu vou? Até onde eu vou? Será que vou aguentar?" Isso, não é testemunho!
Quem ouviu o chamado, quem foi encontrado não pensa assim, e sim tem essa consciência: "Eu fui encontrado por minha vocação, pelos planos de Deus, por sua vontade e pelo carisma Encontro." Quando duvidamos dessa ação de Deus não testemunhamos esse encontro, essa verdade e vocação, não convencemos ninguém, nem os irmãos e nem a humanidade. Mas, se agimos de forma contrária, assumimos com convicção que fomos encontrados e tomamos posse disso, não vacilamos mais. Se Cristo vacilasse, ele não testemunharia e não atrairia nada. Porém, se assumirmos e testemunharmos que somos um encontrado pela vocação, Deus nos garante esse chamado. Agindo assim, com certeza teremos experiências muito mais fortes com o carisma e a nossa própria relação com Deus será mais firme, descobriremos de forma mais intensa o que o carisma quer fazer na nossa vida e como ele se movimenta dentro de nós, ter a consciência disso será um crescimento espiritual e humano, se deixamos o carisma vir para fora e tomar conta do nosso coração e não o tratamos como uma "coisinha" e sim como um chamado Divino, uma via de salvação, o deixamos fluir, com certeza as dúvidas vão embora, juntamente com o nosso mau testemunho, nossas incertezas, e assim começamos a atrair multidões. Porque um carisma não nasce por acaso, só para uma coisa a toa, o carisma nasce para o mundo, para atender uma necessidade, uma sede, uma fome e para encontrar pessoas específicas que precisam ser tocadas nesse carisma, mas se não testemunhamos isso para nós mesmos que fomos encontrados, temos um chamado, é impossível que consigamos testemunhar para o mundo e que convençamos alguém que há uma ação Divina na nossa vida.
Ser encontrado por uma vocação, é uma ação de Deus na vida do homem, é uma aproximação de Deus conosco, Ele nos chama pelo nome e aí sim se assumimos isso e testemunhamos para nós, para os irmãos e até mesmo para Deus, nossa vida será sempre para glorificar a Deus, não negaremos e não teremos medo de falar de Deus e de ir ao Encontro de Deus, dos irmãos e de si mesmo.
Existe uma lepra no mundo, a lepra do desencontro, de pessoas que não se conhecem, não se encontram e não encontram uns aos outros, a lepra da solidão, da divisão, da construção de muros. Elas precisam ser curadas. Há ainda uma lepra de descrença a Cristo, a apostasia e nós precisamos testemunhar essa verdade levando essas pessoas ao encontro e curando essa doença no mundo. Se exalarmos a vontade de Deus, assumindo nossa vocação e sendo muito firmes e convictos no que o Senhor nos chamou, aí sim essas doenças da humanidade serão curadas e muitos virão, numerosas multidões irão acorrer até cada um de nós.
Trecho da Homilia do nosso Fundador em 10 de Janeiro de 2020
Comentários