Pular para o conteúdo principal

SEM ARREPENDIMENTO NÃO HÁ SALVAÇÃO


"Assim, meus caríssimos, vós que sempre fostes obedientes, trabalhai na vossa salvação com temor e tremor, não só como quando eu estava entre vós, mas muito mais agora na minha ausência. Porque é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar. Fazei todas as coisas sem murmurações nem críticas, a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus íntegros no meio de uma sociedade depravada e maliciosa, onde brilhais como luzeiros no mundo, a ostentar a palavra da vida. Dessa forma, no dia de Cristo, sentirei alegria em não ter corrido em vão, em não ter trabalhado em vão. Ainda que tenha de derramar o meu sangue sobre o sacrifício em homenagem à vossa fé, eu me alegro e vos felicito. Vós outros, também, alegrai-vos e regozijai-vos comigo." Filipenses 2,12-18

O que temos feito meus irmãos em função na nossa salvação? Bate uma real aí com você mesmo! Em que você tem se aplicado? Tá rezando? Meditando a palavra? Tá participando dos sacramentos? Tá rompendo com as estruturas de pecado? Tá parando para ouvir Deus? Mudando as atitudes do dia-a-dia? Tá mudando os conceitos? Conhecendo a verdade? Tá se agrupando à pessoas que caminham na mesma fé pra que você também seja sustentado? Ou passa dez anos e aí você aparece pedindo socorro de novo? Passando cinco anos e aí você aparece pior do que já estava clamando “piedade, ajuda aí porque fiz tudo errado”?
Que nós não apareçamos daqui cinco anos piores do que já estamos hoje porque que derrota seria isso! Que permaneçamos firmes como diz essa palavra acima aqui: TRABALHANDO intensamente com tremor termos em vista a nossa salvação porque hoje você está tocando com o seu corpo, conscientemente a graça de Deus e você começa a saber agora e depois não adianta arrumar uma desculpa para o Senhor dizendo que não sabia da Verdade, porque Ele vai te dizer: “Sabia sim!” e o que estamos fazendo para que daqui cinco anos quando nos encontrarmos poder falar: OLHA O QUE DEUS FEZ EM MIM? Quantos dons aprimorou em mim que eu nem sabia que existia! 

A cada instante é tempo de avançar! Porque é tempo de trabalhar pela nossa salvação e há Alguém que realiza isso em nós, não estamos sozinhos, e pode tirar da sua cabeça essa ideia de que você treina a sua mente, seu intelecto pra dizer para você que você pode, que você consegue... sai desses treinadores, sem Deus ninguém é forte, ninguém é santo e a palavra acima diz que “isso você conseguirá porque é Deus que segundo o seu beneplácito realiza em vós o querer e o executar” se você está querendo agora é obra de Deus e se você está executando essa graça é Ele quem o faz em sua vida, sabe porquê? 

Tomando a nossa condição Ele fez já, todas as realidades humanas Ele viveu, menos no pecado, mas sentiu o peso do pecado no alto da Cruz, no momento do Calvário, da crucificação, no momento da coroação de espinhos, da flagelação dos soldados, na abertura do seu lado, o peso do pecado ali estava. Então não tem essa, Ele age em nós, Ele executa e manifesta o querer, Ele quem faz porque essa vida que você vive Ele já viveu, já santificou, já tocou tudo, já amou tudo, já entregou tudo, já oblou tudo... nós só completamos a oferta, nós só nos doamos e nos renunciamos porque Cristo fez antes de nós, porque Ele disse “Eis que venho para fazer a Tua vontade”, não quiseste sacrifício mas formaste-me um corpo e você tem esse corpo e o que você está fazendo com ele? A quem você está entregando o seu corpo? A sua inteligência e capacidade de raciocínio, a quem você está ofertando? E os seus dons, em que túmulo você os enterrou? É Deus quem executa, é Deus quem quer em nós. Ele que realiza o querer e o executar... a vida Divina está aí pulsando e o que nós estamos fazendo dentro dos túmulos? O que nós estamos fazendo sepultados?

Amados, Cristo Vive! E Ele chega nos nossos túmulos e fala “Vem para fora! Vem viver!” Trabalhe na sua salvação! E o trabalhar na nossa salvação não é só PHN não, é PHN e é crescer no amor. Por hoje não vou pecar, fico quietinho, ou seja não vou pecar, não abro a boca, não vivo a vida, não manifesto a vida no meu corpo, que é a própria vontade de Deus para mim, fico parado, trancado no quarto em silencio até meia noite eu fico ali “por hoje eu não vou pecar” NÃO! É viver a vida não pecando e amando, é mais que não pecar. Ninguém vive santidade de por hoje não, é um pouco mais fundo, um pouco mais de comprometimento. Porque Deus quer que aconteça isso: tornem-se filhos íntegros no meio de uma sociedade depravada e maliciosa, onde brilhais como luzeiros no mundo, a ostentar a palavra da vida. Nós precisamos brilhar! Trabalhar na nossa salvação e santificação é muito mais do que apenas daqui cinco anos a pessoa nos encontrar muito bem e felizes é a pessoa nos encontrar olhando fixamente para a volta de Cristo e atraindo tantas e tantas almas em direção a isso...

Uma tragédia demoníaca que tem acontecido na vida das pessoas é: “ah, mas eu não faço mal a ninguém...” mas também não faz bem a ninguém. Quem não faz bem a ninguém está fazendo mal a todo mundo, porque não está ajudando e nem transformando a vida de ninguém. Então essa é a grande tragédia, que você tem a benção de não fazer mal a ninguém, está livre para fazer o bem e não faz e aí você não está fazendo mal só a uma ou duas pessoas, é a humanidade inteira! E é isso que acontece com tantos “devocionismos” que temos, que se coloca como religioso, vai à missa e tantas outras coisas, mas não se dispõe a fazer o bem e não transforma o mundo, não estende à mão a quem sofre, não ajuda as pessoas... isso não vai adiantar nada!

E aí quando Cristo voltar o que viveremos a alegria ou a tristeza? Ou ainda a tristeza aterradora de não ter feito o que deveríamos ter feito e de não termos usado o nosso corpo para as coisas Divinas e não termos trabalhado para a nossa salvação? Como estaremos no dia de Cristo? No dia final ou quando formos ter com Ele? Estaremos em jubilante alegria? De não ter trabalhado nem corrido em vão ou sentiremos grande pesar de termos ficado dentro do quarto, quietinhos, sentadinhos... é trabalho e é trabalho muito intenso! Porque? Porque envolve a nossa vida!



Na vida de um católico não há uma possibilidade de fazer nossa prestação de culto à Deus depois irmos para nossa vidinha dos padrões, nossa “vidinha sem Deus”, gente isso não é vida cristã, vida católica, não é isso! Eu preciso aplicar isso na minha diária, porque se não for isso, não é vida cristã de verdade!


Parte da Pregação "Sem arrependimento não há Salvação" do Retiro de Carnaval Somos da Paz
Fernanda Rosetti
Cofundadora da Com. Encontro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa