Google+ Carisma de Fundação ~ Comunidade Encontro

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Carisma de Fundação


"Ser fundador é um dom, uma graça. É Deus que se revela a uma pessoa e ela vai encarnando na vida essa experiência de Deus, esse seguimento a pessoa de Jesus. A maneira com que ele vive essa experiência vai atraindo outras pessoas. Carisma originário é isso, uma forma particular de viver o evangelho que vai gerando um estilo de vida, que trás uma característica diferente, uma forma particular de serviço em favor da Igreja e da humanidade.
Carisma é novidade, tem sempre uma forma nova, pois Deus não repete. O carisma de cada comunidade é diverso, pois Deus é criativo, faz tudo novo. Essa novidade gera afinidade espiritual e gera a comunidade.
Nosso Deus é concreto, real, apesar dos nossos limites Deus vai revelando o carisma de fundação. A maioria dos fundadores nunca pensaram em ser fundador, “eu nunca pensei em ser fundador”. Fundador não nasce em gabinete, ele é gerado por Deus. Somos envolvidos por Deus que vai se revelando e pouco a pouco vai gerando fecundidade, paternidade espiritual, como disse João Paulo II. " (Moisés Azevedo, Fundador da Comunidade Shalom no 12º Congresso Mundial das Novas Comunidades - 2006) 

João Paulo II mesmo afirma, ao falar de Novas Comunidades e seus fundadores: "O Espírito Santo não se limita a santificar e guiar o povo de Deus por meio dos sacramentos e dos mistérios, e adorná-los de virtudes, mas distribui a cada um conforme quer, dispensa entre os fiéis de todo tipo graças especiais...". A Igreja os têm como "homens do Espírito que se entregam inteiramente a Cristo, à Igreja e aos homens".


Assim são os fundadores para a Igreja e o Clayton para nós. Não é alguém comum entre nós, embora o queira ser, mas aquele que ouve de forma mais apurada as direções de Deus, aquele que apresenta Deus da melhor forma que nós, que somos desse carisma, podemos entender, enxergar, tocar, experimentar...
Devemos amá-lo, e zelar por sua vida. E se não podemos fazer muito, o muito é amar, zelar e obedecer.

Veja também:

0 comentários: