Pular para o conteúdo principal

Vivendo bem o Advento: Brilhe a vossa LUZ!



No último domingo ouvimos Jesus falando aos seus discípulos: "Tomai cuidado, vigiai." Essa temática da espera e da vigília perpassa o tempo da expectativa do cumprimento da grande promessa de Deus que haveria de enviar seu Filho para reconciliar a humanidade com Ele próprio. É o que celebramos no Natal. O mistério da encarnação do Filho de Deus no seio da humanidade. O advento também é a expectativa da segunda vinda de Cristo. Celebramos não só o que aconteceu mas o que está para acontecer.

Iniciamos esse tempo da expectativa e preparação para a celebração com estas palavras "cuidado" e "vigiai". Elas, porém não podem nos causar medo, mas são dirigidas a nós justamente para não cairmos na tentação das distrações que hoje são muitas. Essas palavras de Jesus tem um significado muito grande para nós. Hoje, com qualquer vacilo acabamos nos distraindo e perdemos o rumo, o horizonte. Deus não quer isso. Essas palavras não nos devem causar medo mas nos gerar ainda mais confiança em Deus pois só a partir da confiança seremos capazes de caminhar firmes e perseverantes. Se não houver uma relação de confiança podemos correr também o sério risco de enterramos o nosso talento pois é uma fé movida pelo medo e quem tem medo não arrisca. Precisamos fortalecer ainda mais nosso vínculo de confiança em Deus. O mundo necessita desta atitude e ousadia cristãs. 

As palavras que ouvimos no Evangelho do primeiro domingo do advento são importantes e precisam nos acompanhar durante todo nosso tempo de espera e expectativa. É necessário que estejamos atentos à Palavra de Deus, aos sinais dos tempos, à simbologia que permeia nossas liturgias pois tem sentido pedagógico e mistagógico. A coroa do advento é o grande símbolo deste tempo. Nesta primeira semana vemos que apenas uma vela está acesa o que indica uma luz, porém uma luz pequena. A medida que vão se passando os dias e as semanas esta luz vai crescendo até entrar no tempo em que toda a coroa revela a imensidão da luz que habita entre nós. Esta simbologia tem significado em nossa vida, pois a medida que a luz da coroa vai crescendo, o mesmo processo deve acontecer dentro de cada um de nós. 

Que nossa luz interior também cresça e possamos, neste tempo, nos libertar da força das trevas. Somos convidados neste tempo a acender a nossa luz interior. De nada valerá enfeitar as casas, avenidas, praças. Se a luz interior estiver apagada será apenas uma maquiagem. Façamos o esforço primeiro de acender a luz. Uma vez acesa, porém fraca, permitamos aumentá-la com a celebração luminosa de cada passo da liturgia do advento. Dessa forma celebraremos com muito mais alegria e autenticidade o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. 


É a festa das luzes. Com nosso interior em crescente iluminação, deixemos irradiar a luz, iluminemos nossas casas, nossos ambientes. Peçamos a Deus que nos ajude no processo de libertação de nossas trevas para a luz. Precisamos sempre nos comprometer cada vez mais com seu projeto de justiça e paz para o mundo. Que esta palavra possa encontrar acolhida em nossos corações.

Homilia por Pe. Gildésio, camiliano, Diocese Cach. Itapemirim
02/12/14 em Betesda 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa