Google+ Nossa Senhora da Penha, rogai por nós! ~ Comunidade Encontro

domingo, 3 de abril de 2016

Nossa Senhora da Penha, rogai por nós!

Nesse dia celebramos o Dia de Nossa Senhora da Penha e em nosso estado do Espírito Santo, em especial na cidade de Vila Velha, estamos festejando com grande alegria, pois na cidade mais antiga do nosso estado há a maior devoção do país com o Convento da Penha, local zelado pelos Franciscanos onde nos leva a oração e gratidão a Deus pela Sua Criação, além de belíssimo cartão postal.

O Convento

Fundado por Frei Pedro Palácios, que aqui chegou em 1558, trazendo consigo o Painel de Nossa Senhora das Alegrias, o Convento da Penha localiza-se em cima de um penhasco de cento e cinquenta e quatro metros de altitude e localização privilegiada a quinhentos metros do mar.

No seu início, Frei Pedro Palácios encontrou abrigo numa gruta de pedra, atualmente denominada Gruta de Frei Pedro Palácios, que tem ao lado o oratório de construção anterior a sua chegada ao Espírito Santo, que abriga uma réplica do Painel de Nossa Senhora das Alegrias.

Em 1562, construiu uma Capela dedicada a São Francisco de Assis, no local hoje denominado largo do Convento (Campinho), e em 1568, foi edificada, no cume do penhasco, a Capela que recebeu a imagem de Nossa Senhora da Penha, vinda de Portugal em 1569.

Foi construído por volta de 1800 por negros escravos e índios que carregavam pedras de baixo para cima nos ombros e em carroças improvisadas. Até hoje se pode ver as ruínas dos alojamentos dos trabalhadores, ao lado do convento. Originalmente no estilo rococó, o convento passou por restaurações em 1910 e novamente entre janeiro de 2009 e 17 de dezembro de 2011.

Palácios encomendou de Lisboa uma imagem de Nossa Senhora, que daria origem ao culto a Nossa Senhora da Penha. Especula-se que Frei Pedro Palácios morava numa gruta que fica aos pés da ladeira do convento e possuía um quadro de Nossa Senhora da Penha. Esse quadro desapareceu três vezes, e as três vezes o mesmo quadro foi encontrado no alto do morro onde foi construído o convento. Para os capixabas, seria um sinal de fé e adoração.

Hoje o Santuário da Penha abrange uma área de 632.226 m2. No seu interior abriga séculos e séculos de história, de fé e esperança, de devoção e coragem e é sem dúvida considerado o maior atrativo turístico e religioso do Estado do Espírito Santo.

Assista o vídeo sobre a história do Convento produzido para a Festa de 2014:



Oração

Ó Maria Santíssima, Senhora da Penha, em cujas mãos Deus depositou os tesouros das suas graças e favores. Eis-me cheio de esperança, solicitando com humildade a graça de que hoje necessito (fazer o pedido), pela qual sou-lhe grato desde este momento.
Recordai- vos, ó Senhora da Penha, que nunca se ouviu dizer que algum dos que em vós têm depositado toda a sua esperança tenha deixado de ser atendido, ó boa Mãe. Assisti-nos nas agruras da vida, para que façamos delas sementes para um mundo mais fraterno e mais humano. Enxugai o pranto das pessoas que sofrem e consolai os aflitos em suas necessidades. Tudo isso vos pedimos por Jesus, vosso Filho e nosso irmão.
Nossa Senhora, rogai por nós. Amém.

0 comentários: