Pular para o conteúdo principal

Vaticano: primeira conferência sobre fé e esporte


AFP4147296_Articolo

O Pontifício Conselho para a Cultura (PCC) anunciou que acolherá de 5 a 7 de outubro próximo, no Vaticano, cerca de 150 líderes religiosos e esportivos, provenientes de vários países do mundo, na conferência mundial e inter-religiosa ‘Esporte a serviço da humanidade’.

“Desafie-se no jogo da vida, como se faz no jogo do esporte” são as palavras do Papa Francisco que inspiraram esta iniciativa, promovida pelo organismo vaticano e a empresa alemã Allianz.

A finalidade desta conferência é reunir os líderes mundiais em esporte, religião, negócios e sociedade civil para estabelecer os princípios para um novo movimento global. Todos os líderes partilham um objetivo comum: ajudar aqueles que mais precisam, especialmente os marginalizados e desfavorecidos, e encorajar todos a desenvolver os seus valores pelo esporte e pela fé.

Agradecendo a empresa Allianz pelo seu apoio, o Subsecretário do Pontifício Conselho para a Cultura, Mons. Melchor Sánchez de Toca y Alameda, disse: “Será o primeiro encontro de alto nível, no Vaticano, sobre esporte e fé, mas não se tratará de um evento isolado, porque a ideia é a de criar um movimento global que envolva todos, independentemente da fé, cultura e localização.”

“Inclusion, involvement, inspiration (inclusão, envolvimento e inspiração) são as três expressões que indicam as áreas temáticas do evento”, disse à Agência Sir Dom Sánchez de Toca. O objetivo é “procurar entender como esporte e fé podem contribuir para criar sociedades mais integradas (inclusion), promover, nas pessoas, consciência cívica e desejo de comprometer-se com a comunidade (involvement), e realizar vidas mais saudáveis, íntegras e completas (inspiration) a fim de enfrentar os grandes desafios da humanidade”. “Fé e esporte, mesmo de forma diferente, são as forças motrizes da sociedade global e podem promover valores positivos.” Dentre os temas relevantes da conferência está o papel do treinador, visto como um educador dos atletas.

A empresa Allianz se diz “orgulhosa de colaborar com a Santa Sé” nessa ocasião: “Isso está perfeitamente em sintonia com o desejo de Allianz de apoiar aqueles que escolhem viver com coragem”, disse o administrador delegado da empresa, Oliver Bäte. A empresa é uma das fundadoras deste novo movimento global a fim de construir pontes entre pessoas e transformar suas vidas. Uma atenção particular será dada aos jovens para que se comprometam no campo do jogo e na vida.

O Pontifício Conselho para a Cultura colabora atualmente com líderes em várias áreas para garantir a sua participação na próxima conferência de Esporte a serviço da humanidade. Entre eles, estarão o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e o Presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach.

Espera-se a presença do Papa Francisco na cerimônia inaugural do evento, na tarde de 5 de outubro, na Sala Paulo VI.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa