Google+ 7 canais por onde flui a Salvação ~ Comunidade Encontro

sábado, 15 de julho de 2017

7 canais por onde flui a Salvação



Cristo instituiu e confiou à Santa Igreja 7 canais por onde flui a Salvação: os Sacramentos, que são sinais visíveis e eficazes da graça (invisível), por meio desses nos é dispensada a vida divina.

1 - Batismo: Purificação.
O Batismo é o primeiro Sacramento da iniciação cristã, é nossa morte e ressurreição onde para tornarmos cristãos precisamos morrer, romper com o mundo, pois o pecado nos desumaniza.
Nesse nascimento para a vida espiritual há uma mudança de sujeito, ou seja, nasce um ‘outro eu’, e assim nessa consagração, estamos unidos e integrados na realidade espiritual.

2 – Eucaristia: Um só com Cristo.
No segundo Sacramento da iniciação cristã, a Eucaristia, recebemos Jesus na hóstia consagrada, Ele se dá em alimento por nós e assim, unido ao Cristo, nos tornamos um com Ele.
Na Santa Missa o Calvário é atualizado, ali acontece o nascimento, a morte e a ressurreição de Cristo.

3 – Crisma: um chamado para o combate.
Crisma é a confirmação do Batismo e o terceiro (e último) sacramento da iniciação cristã. Nela o Espírito Santo nos é dado, tornamo-nos cristãos capazes de enfrentar o inimigo, tornamo-nos Soldado de Cristo, guerreiro; momento de crescimento espiritual o qual devemos assumir nossa missão mais publicamente, pois o poder espiritual nos é dado, logo devemos também manifestar nossa FÉ.

4 – Confissão: a misericórdia de Deus é manifestada.
Lembrando sempre que depende apenas de você para o recebimento das graças dos Sacramentos, nesse poderoso canal também não é diferente.
No Sacramento da Penitência acontece a manifestação da misericórdia de Deus, por isso devemos buscá-lo com freqüência sem medo, com humildade e propósito de mudança, respondendo dessa forma ao arrependimento de ter pecado e também reconhecendo que Deus perdoa e ama.

5 – Matrimônio: vocação de viver a dois.
Há uma grande diferença entre casamento e matrimônio, já dizia Pe Léo. O sacramento do Matrimônio é uma vocação, onde a esposa e o esposo se tornam um com Deus e unidos por Ele, o homem não poderá separar.

6 – Ordem: Persona in Christi.
O Sacramento da Ordem é uma das vocações mais importantes da Santa Igreja. Benditas mãos dos sacerdotes, pois por elas podemos receber Nosso Senhor Jesus Cristo na Eucaristia; missão que Cristo deu aos Apóstolos na Santa Ceia.

7 – Unção dos Enfermos: o sacramento da cura.
Ao contrário do que muitos pensam, o Sacramento da Unção dos Enfermos não é apenas para quem está quase morrendo. Esse Sacramento perdoa os pecados em casos que a pessoa não pode se confessar mais, e pode ser curativo para cristãos muito doentes e com risco de morte. Traz como efeito a união do doente com a Paixão de Cristo; reconforto, paz e coragem; estabelecimento da saúde; preparação para a passagem para a vida eterna. E pode ser recebido mais vezes.


Karla Maria, Discipulado Com. Encontro 

0 comentários: