Google+ Como perdoar quem nos magoou? ~ Comunidade Encontro

sábado, 17 de março de 2018

Como perdoar quem nos magoou?

     Talvez um dos nossos grandes desafios seja perdoar àqueles que nos feriram, machucaram com atitudes, omissões, agressões verbais e até mesmo físicas. A dor que fica em nosso coração muitas vezes é grande demais, com frequência fecha o nosso coração para o amor. Não só com aquele que nos atacou, mas também em relação a todas as outras pessoas, passo a desconfiar, não quero me entregar para ser maltratado novamente. Mas nosso coração ferido pode ser curado, pois acima de qualquer injúria está a misericórdia de Deus, que nos perdoa infinitamente perdoa igualmente meus agressores.
     Por que perdoar? Primeiramente, porque é isso que Deus faz com cada um que peca e se arrepende:




    Ou seja, se Ele acolhe a todos, minha primeira tarefa é compreender que a misericórdia de Deus alcança a todos e pode tanto me curar quanto levar ao arrependimento os meus agressores. Lembre-se das palavras de Jesus ao ser crucificado: "Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem". (Lc 23, 34). Esse já é um grande motivo para sermos misericordiosos, como nosso Deus é misericordioso. Aquele que fere também sofre com o próprio mal que faz. Podemos pensar também quantas pessoas precisam ser compreensivas, pacientes e misericordiosas conosco, quando agimos mal e falhamos com os que amamos.
     Como perdoar? Aqui está o grande segredo do cristão, que deseja do fundo do seu coração viver o Evangelho, que nos manda amar uns aos outros, como o próprio Jesus nos amou (cf. Jo 13, 34): A oração. Essa é a nossa grande arma, rezar! O Pai nosso pode ser um grande começo para essa libertação, principalmente o trecho "perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido". A oração insistente, pedindo a Deus a graça de superar a dor de todo mal causado por uma ou mais pessoas com certeza é sempre ouvida por Deus, que "não recusa os seus bens àqueles que caminham na inocência" (Sl 83,12) e crer que Ele fará esse grande prodígio de nos emprestar seu coração e assim sermos capazes de amar livremente, como Deus mesmo ama cada um de seus filhos.
     Faça isso hoje! A sensação de liberdade é tão grande e forte que não vale a pena deixar para amanhã para experimentá-la. Confie em Cristo! "Aos homens isto é impossível, mas a Deus tudo é possível." (Mt 19, 26) nos diz o próprio Senhor. Ele está do seu lado, querendo dar-te esse presente, a graça de perdoar, amar e ser feliz pro resto da vida e vencer todos os desafios, na liberdade daqueles que se decidem pela vida, pelo perdão e pela santidade.

0 comentários: