Pular para o conteúdo principal

A vida celibatária exige uma entrega total

Perseverar... quanta graça experimenta um coração perseverante!

Preste atenção que vos escrevo dizendo apenas ‘um coração perseverante’, e não um coração que não tem em sua vida lutas e batalhas diárias.

Meus irmãos, uma pessoa que compreende sua missão, seu chamado e vocação, e nela persiste, ela é muito mais feliz e realizada. Não é aquela pessoa que vive de “galho em galho”, de troca em troca, quase que sua vocação se torna buscar a vocação. Não, definitivamente não fomos criados para isso.

É preciso assumir o todo de uma escolha! E como é difícil para nós querermos isso, sim, como é difícil! Querem ser promovidos numa empresa, mas não querem ter mais responsabilidades, querem se casar, mas não querem educar seus filhos santamente, isso quando querem os ter, querem dizer sim a Deus, mas não querem morrer para si mesmos!

Amados, a vida celibatária está totalmente envolta desta perspectiva! Perseverança e abraçar tudo o que Nosso Senhor nos oferece nesta escolha!

Quantos iniciam por este caminho encantados apenas por sua beleza, por suas propostas mais básicas e não vão a fundo em suas escolhas. Quantos iniciam esta construção sem calcular antes, para saber se serão capazes de concluí-la, como narra o evangelho de São Lucas em seu capítulo 14. Quantos sacerdotes dizem sim em seus ministérios e tem caído, pois não vivem santamente a proposta do celibato.

Se não escolhermos este estado de vida com tudo o que ele tem em si, na verdade não o escolhemos e também não escolhemos Cristo como nosso único bem. Não podemos servir a dois senhores, não, de maneira alguma. Como diremos ser totalmente de Cristo e não deixamos um momento se quer de servirmos a nós mesmos?

A vida celibatária exige de nós uma entrega total de nossos corações e vontade nas mãos do Cristo para que Ele, dispondo de tudo, compartilhe de nossos míseros ‘bens’ da maneira e com quem Ele desejar. Para isso é preciso que estejamos atentos às oportunidades que nos aparecem para que nos dobremos diante do Senhor sempre lhe perguntando: “O que queres que eu faça?” e Ele há de nos responder.  

Nós precisamos ser os primeiros a estar nas Capelas, e diante dos Sacrários, silenciosamente nos colocarmos para escutar o que o Mestre deseja nos falar. A vida de oração é a fonte jorrante que não pode secar neste caminho de perseverança, ela é o que nos dá vida e santidade, o contato com Cristo. Como quero ser do Senhor e caminhar com Ele se não vou ao seu encontro para O escutar?

Morrer para este mundo! Os celibatários não podem ter parte com as propostas deste mundo. O que fazeis de diferente? O Senhor nos pergunta. Nossa vida precisa fazer a diferença e não parecermos com o mundo e suas propostas é o primeiro passo. Nossos modelos? Eis Nossa Senhora e os Santos!

Meus amados irmãos, sabemos que a luta não é fácil, quanto mais no tempo em que vivemos, onde as propostas são tantas, porém, nunca foi tão fácil, no mundo visível, distinguir aquilo que nos convém ou não. Pela vida de oração é que compreenderemos aquilo que parte do coração de Jesus, os combates espirituais, o que é sugestão do maligno e o que é direção divina, mas é preciso perseverar. Se nós não estivermos unidos à Videira, seremos galhos secos.

A vida celibatária é um dom fecundo na vida de quem a põe em prática, mas também uma graça para a Igreja e para a humanidade, então viva-a santamente. Um sim a Deus tem reflexos e consequências para toda a humanidade, assim também como um não dado a Deus o terá!

Que Jesus, ao olhar para você, se alegre por sua entrega! Deus lhe abençoe e te faça santo (a) e te dê a graça da perseverança até o fim!

Letícia Debona

Celibatária, cofundadora da Com. Encontro 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

ORAÇÃO EXORCISTA DE SANTO ANTÔNIO QUE TODO CATÓLICO PODE FAZER

A tradição popular diz que Santo Antônio deu uma oração a uma pobre mulher que procurava ajuda contra as tentações do demônio. Sisto V, Papa franciscano, mandou esculpir a oração – chamada também de “lema de Santo Antônio” – na base do obelisco que mandou erigir na Praça de S. Pedro, em Roma. Eis o original, em latim: Ecce Crucem Domini! + Fugite partes adversae! + Vicit Leo de tribu Juda, + Radix David! Alleluia! Eis a tradução: Eis a cruz do Senhor! + Fugi forças inimigas! + Venceu o Leão de Judá, + A raiz de David! Aleluia ! Esta breve oração tem todo o sabor de um pequeno exorcismo. Também nós podemos usá-la – em latim ou português – para nos ajudar a superar as tentações que se nos apresentam. Origem da Bênção de Santo Antônio Existem muito poucas pesquisas sobre a origem desta bênção. E nenhuma pesquisa séria mais recente. Até hoje, a mais citada é a dos Bolandistas. E mesmo esta é baseada numa lenda. Eles a contam assim: “Havia em Portugal, no reinado do rei Diniz, uma pessoa at