Google+ Corpus Christi - A Festa do Corpo e do Sangue de Cristo! ~ Comunidade Encontro

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Corpus Christi - A Festa do Corpo e do Sangue de Cristo!


Desde o tempo apostólico a Igreja instituiu a Festa do Corpo de Cristo, uma homenagem de gratidão a JESUS pela permanente presença Real em nosso meio. A Festa era celebrada na Quinta-feira da Semana Santa, pelo fato da Sagrada Eucaristia ter sido instituída por JESUS na Quinta-feira, durante a ùltima Ceia no Cenáculo, em Jerusalém, véspera de sua morte na Cruz. Todavia, como na Semana Santa celebramos a Morte e Gloriosa Ressurreição do SENHOR com a recordação de todos os abomináveis sofrimentos de JESUS, o espírito de tristeza domina a maior parte da liturgia. Por essa razão, na continuidade dos anos, a Igreja decidiu escolher outra data, para melhor e mais efusivamente homenagear o SENHOR e LHE agradecer todos os beneficios de Sua Admirável Obra Redentora, que diariamente derrama graças em nossa vida. Assim, no ano de 1246, por ordem de Sua Santidade o Papa Urbano IV, a celebração da Festa do Corpo de CRISTO foi inserida no calendário litúrgico para ser realizada na Quinta-feira, após o domingo em que celebramos a Festa da SANTÍSSIMA TRINDADE.


A palavra Corpus Christi é latina e significa "Corpo de CRISTO", que é a mesma Sagrada Comunhão, Sagrada Eucaristia, Sagrada Espécie, Santíssimo Sacramento e Corpo de DEUS.
Todos os anos, em muitas cidades do mundo assim como no Brasil, os cristãos se unem e por iniciativa pessoal enfeitam as ruas por onde passará a Procissão com a autoridade eclesiástica conduzindo o Ostensório com JESUS Sacramentado. São construídos lindos desenhos, verdadeiros tapetes de flôres e de outros materiais artisticamente utilizados, numa sincera e espontânea manifestação de carinho e amor ao Santíssimo Sacramento. Foi na Belgica, em 1246, quando a Festa entrou para o Calendário Liturgico, que os cristãos fizeran a primeira homenagem nas ruas da cidade de Liege, enfeitando-as de modo atraente e admirável, formando imensos tapetes coloridos, por onde passou a Procissão com o Santíssimo Sacramentado.

Conheça mais sobre a origem desta linda Festa!

0 comentários: