Google+ Papa Francisco lançará sua primeira Exortação Apostólica no domingo ~ Comunidade Encontro

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Papa Francisco lançará sua primeira Exortação Apostólica no domingo

No próximo domingo, no encerramento do Ano da Fé, Papa Francisco entregará Exortação Apostólica "A alegria do Evangelho" (Evangelii gaudium)

‘Evangelii Gaudium’ é o nome da primeira Exortação Apostólica do Papa Francisco que será publicada no encerramento do Ano da Fé no próximo domingo (24). ‘A alegria do Evangelho’, em português é o primeiro texto do gênero de seu pontificado.
A informação foi divulgada pelo presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Monsenhor Rino Fisichella, em coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (18).
O documento papal refere-se ao compromisso que a Igreja é chamada a assumir e será um dos sinais do encerramento do Ano da Fé, destacou dom Rino.
“A entrega por parte do Papa Francisco da sua Exortação Apostólica ’Evangelii gaudium’, como sinal do empenho que a Igreja é chamada a assumir. Simbolicamente, o Santo Padre entregará a carta a um Bispo, a um Sacerdote e a um Diácono, escolhidos entre os mais jovens a serem ordenados, provenientes da Letônia, Tanzânia e Austrália. Após, virão os religiosos e religiosas, seguidos dos representantes de cada evento realizado no Ano da Fé, ou seja, um crismando, um seminarista, uma noviça, uma família, catequistas, um deficiente auditivo, jovens fraternidades e movimentos. Estes 36 representantes provém de 18 diferentes países, expressão dos cinco continentes”, explicou o presidente.
O teor do documento será apresentado à mídia na próxima terça-feira (26) em audiência com Dom Rino Fisichella, Dom Lorenzo Baldisseri, secretário-geral do Sínodos dos Bispos, e Dom Claudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais.
Depois da encíclica sobre a fé ‘Lumen Fidei’, publicada em julho passado, redigida a quatro mãos com o papa emérito Bento XVI, a Exortação será o segundo grande documento do Santo Padre.
Dom Rino Fisichela finalizou dizendo que o Ano da Fé “queria ser um momento para uma reflexão mais profunda e para a redescoberta do encontro com Cristo e a sua Igreja. Anunciar, celebrar e testemunhar a fé, como forma de nova evangelização para redescobrir a alegria de acreditar e o entusiasmo para comunicar a fé”.
Coleta em benefício das Filipinas 
Durante a coletiva, também foi informado que o Papa Francisco irá promover uma coleta em favor da população filipina no próximo domingo, na missa de encerramento do Ano da Fé.
Dados do Ano da Fé
A sala de imprensa informou ainda que durante os 13 meses do Ano da Fé, a cidade de Roma recebeu por volta de 8,5 milhões de peregrinos de todo o mundo para as celebrações previstas para o ano celebrativo.
Relíquias de São Pedro 
Durante a missa de encerramento, será exposta pela primeira vez uma urna com as relíquias de São Pedro.
Fonte: Rádio Vaticano.

0 comentários: