Google+ Por favor, desculpa, obrigado. ~ Comunidade Encontro

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Por favor, desculpa, obrigado.

     Às vezes complicamos demais nossos relacionamentos. Quanta coisa ruim poderia ser evitada simplesmente por um pequeno gesto de humildade? Pensar que o outro não é meu inimigo, por exemplo, é um bom começo... Nós constantemente temos um grave defeito: não renovamos diariamente nossos compromissos e o amor do nosso coração por aqueles a quem amamos. Conforme o tempo passa, nos acomodamos na ideia de que já sabemos tudo sobre aquela pessoa que convive conosco e pensamos que ela parou no tempo com todos aqueles defeitos que descobri nela, sendo que o ser humano está em constante evolução e processo de amadurecimento. Já não acreditamos que ele foi capaz de mudar um certo hábito, pensamos que ela ainda pensa daquela mesma maneira.


     O que isso gera dentro da nossa casa? Rótulos e julgamentos. Vivemos pensando que tal atitude - ou falta de atitude - foi porque ele ou ela é assim ou assado. E vamos construindo uma imagem totalmente errada daquela pessoa que convive conosco, aumentando seus defeitos e enxergando cada vez menos suas qualidades. Em determinadas situações, chegamos ao absurdo de pensar que o outro não tem mais nada de bom para nos dar! 
     Onde está a solução? Em primeiro lugar: reconhecer que também temos nossos defeitos e pensar em quantas vezes as pessoas também tem de me aturar com minhas chatices, manias, jeitos e trejeitos. Em segundo lugar, preocupar-nos em fazer a nossa parte, e isso começa com gestos pequenos, mas que aos poucos é capaz de quebrar a grande muralha de orgulho que construímos ao nosso redor. A cordialidade de cada dia, voltar a fazer aquelas pequenas coisas que outrora facilmente derretiam o coração... Surpreenda com um "por favor" dito afavelmente, um "desculpa" com sinceridade, um "obrigado" cheio de alegria! Não duvide que isso é capaz de transformar o dia-a-dia, que o "pra sempre" é feito de pequenos "só por hoje", que pequenas gotas de amor inundam a vida com um oceano de misericórdia e compaixão!
     Não deixe pra amanhã! O melhor dia pra amar é hoje! A melhor oportunidade é agora! Livre-se dos pensamentos que dizem ser uma empreitada muito difícil ou impossível. Se Deus colocou as pessoas na nossa vida é porque temos a capacidade de amá-las, e se Ele quer, com certeza conseguiremos.

Texto inspirado na notícia "Amor paciente que gera alegria", sobre o encontro do Papa Francisco com as famílias do mundo na Praça de São Pedro.

0 comentários: