Google+ Solenidade da Ascensão do Senhor ~ Comunidade Encontro

domingo, 28 de maio de 2017

Solenidade da Ascensão do Senhor

Hoje, a Igreja no Brasil comemora a Ascensão do Senhor, solenidade que recorda Jesus que Cristo subiu aos céus. Se no Natal comemoramos a vinda do Menino Deus, Deus que desce, hoje comemoramos o Senhor que sobe ao céu.
Quando Jesus foi elevado na Cruz, claro com todo contexto de dor, de abandono, de traição e de fazer a vontade do Pai, os discípulos ficaram tristes, embora Jesus tivesse falado que seria entregue nas mãos dos homens, que iria sofrer, morrer e ressuscitar. Ali no alto da Cruz os discípulos se entristeceram, não se lembravam das palavras do Senhor sobre a ressurreição. No entanto, após a ressurreição, Jesus apareceu várias vezes aos discípulos, animou-os, deu-lhe a orientação para permanecer em Jerusalém até o cumprimento da promessa, abençoou a cada um e subiu ao céu. Nessa hora os discípulos não ficaram tristes, pelo contrário, alegraram-se.

Como os discípulos puderam se alegrar sem a presença corpórea de Jesus? Os discípulos já passavam a ter atitude de apóstolos, tiveram a atitude de um bom aluno que assimila o conteúdo ministrado pelo mestre e aplica na vida. Os discípulos entenderam que deveriam ser continuadores da missão do Senhor e, apesar d’Ele ter subido ao céu, naquela hora e sempre, Ele sempre estaria com eles. “A presença física é a mais pobre presença” (beata Madre Teresa de Calcutá). Os discípulos assimilaram que o Senhor estaria sempre com eles e que ao subir ao céu, mais uma vez Jesus Cristo os elevava, pois faziam parte do único Corpo do qual eles eram membros.

Os discípulos/apóstolos sabiam que estavam provisoriamente nessa terra. 

O Senhor ao subir ao céu mostrava para onde os seus seguidores iriam por isso não se entristeceram. Alegria em saber que Deus está conosco, alegria de um dia ir para o céu deve entusiasmar cada filho de Deus.

Nesse Domingo da Ascensão do Senhor que cada um de nós tomemos posse da presença de Jesus através da sua vida, seus ensinamentos, seu amor, sua ternura sua presença nos sacramentos da Igreja, presença através do Espírito Santo, presença também no silêncio, quando não se entende isso ou aquilo, ali também o Senhor está. E em tudo na vida a fé, essa certeza “Jesus está comigo!”. Se o Senhor está com cada um em cada situação que a alegria do Senhor que subiu ao céu, na Sua subida Ele também eleva cada filho(a). Assim, que a fé no novo céu e na nova terra dê esperança a cada cristão, cada filho de Deus e por isso não desistir, não parar, esforçar-se sempre para construir o céu aqui tendo em vista e desejando a eternidade.

Fonte: Canção Nova 

0 comentários: