Pular para o conteúdo principal

O que é a Cruz? O que faz a Cruz? O que recebo da Cruz?

Algumas pessoas costumam resumir a resposta para essas perguntas apenas com palavras como: dois pedaços de madeiras, peso, dor, sofrimento, vergonha, morte…

“ A linguagem da Cruz é loucura para os que se perdem, mas para os que foram salvos, para nós, é uma força divina.” ( I Cor 1,18)
Pela cruz é que fomos salvos, e devemos amar profundamente a maneira pelo qual fomos salvos… e amar mais ainda Quem nos salvou! A Cruz apenas é 'loucura’ para aqueles que não entendem também Aquele que a amou de maneira perfeita, e que livremente quis se unir a ela para trilhar a vontade do Pai.
Jesus aceitou se entregar na Cruz porque já aceitava ela no seu dia a dia, durante toda a sua vida. Ele A preferiu sempre! 
A vida de Jesus não foi um “mar de rosas”. Ele tinha que conviver com muitas dores humanas e espirituais. Principalmente quando começou a ter sua vida pública, quantas dores e dificuldades eram levadas até ele.
Pessoas doentes a tantos anos, outras que não enxergavam, outras que nunca haviam andado, endemoniados e possuídos. A mulher que foi lançada a seus pés que carregava em si a dor interior da prostituição. A dor de Maria e Marta que viram seu irmão Lázaro morrer. A dor de ter que deixar seus familiares para anunciar o reino dos céus. A dor de não ser ouvido, a dor de não ser compreendido, a dor de ser excluído, a dor da traição, a dor da negação...a dor da morte de si mesmo para que a vontade de Deus Pai prevalecesse. Jesus nunca rejeitou a dor, ele sempre a amou. Jesus nunca disse não ao sofrimento dele e nem ao dos outros. Ele entendeu que precisava se unir a dor, ser amigo da dor, para ser gente, para ser humano, para ter compaixão e misericórdia, para ser amigo predileto de Deus. Nos ensinou que não é alimentando a carne que se chega a perfeição do amor a Deus, mas sim, alimentando o espírito e mortificando a carne.
Parece realmente uma loucura, mas para um Cristão de verdade a Cruz é indispensável. A dor é indispensável. As lutas e combates são indispensáveis.
“ Sem dor não há glória!”
Cristo nos ensinou com sua vida que a cruz onde Ele teve sua carne crucificada é a Cruz onde eu preciso deixar morrer minha carne todos os dias. Ele entendia o sofrimento humano, ele passou pelo sofrimento humano e ele morreu pelo sofrimento humano.
Nós precisamos também viver isso. Sem Cruz não há céu. Sem morte não há ressurreição. A morte de nós mesmos não é o fim, é uma condicional para a vida da nossa alma. Sem morte não há ressurreição! Sermos amigos da cruz!
A cruz também é chamada de ÁRVORE DA VIDA. Sim, pois por ela recebemos novamente a vida, pelo sangue que foi derramado nela por cada um de nós. Viver ela a cada dia de nossas vidas é também desejar e deixar que viva mais nossa alma. Se prefiro a minha carne, desejo a morte da minha vida! “ Porque aquele que quiser salvar a sua vida, irá perdê-la; mas aquele que tiver sacrificado sua vida por minha causa, irá recobrá-la.” ( Mt 16,25).
Nós precisamos amar a Cruz!
Amar os sofrimentos, amar os combates, amar profundamente aqueles que me procurarem por causa de Cristo, amar os irmãos de comunidade com todas as suas qualidades e lutas, amar a dor, compreender, lutar por compreender. Ter compaixão. Amar, amar e amar. O que Cristo fez na Cruz foi isso: amou, amou e amou.
Somos chamados mesmo a sermos o contrário de tudo o que o mundo prega! Não ligue, força valente guerreiro, força! “ Se morremos com Cristo, cremos que viveremos também com Ele” ( Rom 6,8)
Segamos os passos de Cristo. Passos que passaram também pela Cruz! Exaltemos todos juntos a maneira pela qual fomos salvos! Exaltemos o madeiro que nos dá vida, salvação e alegria!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa