Pular para o conteúdo principal

17 Curiosidades sobre Nossa Senhora Aparecida

1. A Imaculada Conceição, também chamada de Nossa Senhora Aparecida, é a padroeira do Brasil. 

2. Em 12 de outubro de 1717, os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves foram encarregados de garantir o almoço do Conde de Assumar, então governador da província de São Paulo, que visitava a vila de Guaratinguetá. Os três lançavam as redes no rio Itaguaçu (hoje rio Paraíba), sem muito sucesso. De repente, recolheram uma peça, em barro cozido, de 36 centímetros de altura. Na segunda tentativa, apareceu a cabeça. Era a imagem de uma santa. Depois disso, dizem que os peixes começaram a aparecer em grande quantidade.

3. Durante 15 anos, Pedroso ficou com a imagem em sua casa, onde recebia vários peregrinos para rezas e novenas. Mais tarde, a família construiu um oratório para a santa. Em 1743, o vigário de Guaratinguetá, José Alves, iniciou a construção de uma capela no alto do Morro dos Coqueiros. A primeira missa foi celebrada em 26 de julho de 1745. Em torno da capela, surgiu a cidade de Aparecida.

4. Depois de várias reformas, a Capela dos Coqueiros foi substituída por uma maior, inaugurada em 8 de dezembro de 1888. A imagem, até então chamada de Aparecida, por ter aparecido nas águas do rio, ganhou o nome de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em homenagem ao dia de Nossa Senhora da Conceição.

5. Em 8 de setembro de 1904, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi coroada com autorização papal e, quatro anos mais tarde, o santuário elevou-se à categoria de basílica.

6. O ano de 1928 marcou a passagem do povoado a município e, um ano depois, o papa Pio XI proclamava a santa como Rainha do Brasil e sua padroeira oficial.

7. Apenas em 1980 a Basílica Nova foi consagrada pelo Papa João Paulo II em uma de suas visitas ao Brasil, na ocasião consagrou e concedeu o título e benefícios de Basílica Menor ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida.
Desde então o dia 12 de outubro passou a ser feriado nacional. Outros dois Papas também já visitaram a Basílica, além de Bento XVI, em 2007, e o atual Papa, Francisco, que também esteve em Aparecida durante a Jornada Mundial da Juventude no ano de 2013.

8. Poucos sabem, mas mesmo com a imagem da santa tendo sido encontrada no dia 12 de outubro, a comemoração do dia de Nossa Senhora Aparecida passou a ser nessa data apenas muito tempo depois.
Inicialmente foi comemorada no segundo domingo do mês de maio, juntamente com o dia das mães. Depois foi para o dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil. Apenas já no século XX começou a ser celebrada no dia 12 de outubro.

9. Catedral Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que é o maior santuário católico do Brasil e o segundo maior do mundo, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

10. A cidade fica em segundo lugar das cidades mais visitadas do Brasil, perdendo apenas para São Paulo, cerca de 12 milhões por ano.

11. No dia 15 de maio de 1978, Rogério Marcos de Oliveira, um rapaz que sofria de problemas mentais, entrou na Basílica e destruiu a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Os 165 pedacinhos foram cuidadosamente recolhidos. A artista plástica Maria Helena Chartuni, do Museu de Arte de São Paulo, levou dois meses para restaurar a imagem.

12. A imagem voltou à cidade num carro do Corpo de Bombeiros, seguida por um grande corso de fiéis, no dia 19 de agosto. O avião de um milionário que acompanhava a caravana pelo ar caiu a 300 metros do viaduto que liga a Rodovia Dutra à cidade de Aparecida. Depois disso, a imagem passou a ficar protegida sob uma redoma de vidro à prova de bala.

13. Três Rosas de Ouro
A Rosa de Ouro oferecida pelo Papa representa a estima do Pontífice, o reconhecimento de fatos históricos e personalidades que prestavam relevantes serviços à Igreja. O costume de se presentar com uma Rosa de Ouro teve início com o Papa Leão IX, no século XI.
A primeira Rosa de Ouro concedida ao Brasil foi em 1888, pelo Papa Leão XIII à Princesa Isabel, por ela ter assinado a lei Áurea, colocando fim a escravatura negra no Brasil.
No Santuário Nacional, essa é a terceira vez que o presente é enviado por um Papa, a primeira Rosa foi concedida Papa Paulo VI em 1967, em virtude do Jubileu de 250 anos do encontro da Imagem. Em 2007 o presente foi trazido pelo Papa Bento XVI, quando visitou a Aparecida.

14. O ano de 2004 foi marcado pelo Centenário da Coroação Pontifícia de Nossa Senhora Aparecida. A solenidade teve amplo significado com as comemorações da Proclamação de Nossa Senhora Aparecida como Rainha do Brasil e do Jubileu dos 150 anos da Proclamação do Dogma da Imaculada Conceição de Maria. Como reconhecimento da importância do Centenário, o Papa João Paulo II concedeu um período de Indulgências Plenárias, de maio ao final de dezembro.

15. Em 1894 os Missionários Redentoristas chegam a Aparecida, provenientes da Baviera, Alemanha, para se dedicarem ao cuidado pastoral do novo Santuário, onde permanecem até os dias atuais. A Congregação do Santíssimo Redentor assinou o contrato assumindo oficialmente o Santuário de Aparecida em janeiro de 1895.

16. Coroa dos 300 anos com todas as terras do Brasil
Desde 2015 uma fac-símile da Padroeira esteve em diversas arqui(dioceses) e Missionários Redentoristas recolheram de cada capital do país, uma porção de terra para compor uma coroa especial para a Mãe Aparecida no Jubileu. 
A coroa dos 300 anos guarda porções de terra de todos os estados brasileiros para coroar a Mãe Aparecida. O solo sustenta o povo que tem tanto amor e devoção.

























17. Manto dos 300 anos
Os bordados representam os três pescadores, as águas do Rio Paraíba do Sul e a fartura dos peixes. Os mantos foram confeccionados pela irmãs enclausuradas do Carmelo de Santa Teresinha do Menino Jesus, de Aparecida (SP). Uma curiosidade é que, no mesmo dia em que os mantos foram entregues, as carmelitas iniciaram a Novena de Santa Teresinha, que acaba em 1º de outubro, data em que se comemora a santa e também o primeiro dia da Novena da Padroeira. 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa