Pular para o conteúdo principal

Cardeal Sarah: A renovação da Igreja virá dos mosteiros. Ide aos mosteiros

Há outro lugar onde podemos experimentar a Deus que se doa à Igreja: os mosteiros. Aqui encontramos uma realização concreta do que deveria ser a Igreja inteira. Já disse isso muitas vezes, não tenho medo de repeti-lo. A renovação virá dos mosteiros. Convido todos os cristãos a compartilhar por alguns dias a experiência da vida em um mosteiro.
Eles vão experimentar "em pequena escala" aquilo o que a Igreja é em "grande escala". Nos mosteiros, eles experimentarão a primazia dada à contemplação de Deus. Ide aos mosteiros! Em contraste com um mundo de fealdade e de tristeza, esses lugares sagrados são verdadeiros oásis de beleza, simplicidade, humildade e alegria. Nas abadias, os fiéis poderão compreender que é possível colocar Deus no centro de toda a vida. Esse primado da contemplação foi proclamado pelo próprio Cristo quando disse que "uma só coisa é necessária" e que "Maria tinha escolhido a melhor parte, a que não lhe será tirada" (Lc 10, 42) e ainda mais quando Jesus disse a Deus seu Pai "a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e aquele que enviaste, Jesus Cristo" (Jo 17,3). A contemplação é o coração do cristianismo. Nos mosteiros, é proclamada para sempre e nunca será ab-rogada. Devemos proteger esses preciosos lugares de contemplação. Eles são o presente e o futuro da Igreja. Deus mora lá: ele enche os corações dos monges e das monjas com sua presença silenciosa; ali, toda a vida é litúrgica. E é alimentada pela fé e pelo ofício divino, e consumida pelo amor e pela sarça ardente da presença divina.
Nos mosteiros, também experimentamos a Igreja primitiva, onde os crentes colocam tudo em comum. Todos os dias eles compartilhavam o pão. Hoje, a crise da Igreja se manifesta particularmente em sua fragmentação, suas fissuras que engendram o espírito de partido. Cristo não fundou uma Igreja em que as vozes fossem tão discordantes. A vida dos mosteiros nos permite experimentar a unidade reencontrada.
A seu exemplo, as nossas comunidades cristãs devem tornar-se lugares onde possamos compreender a primazia de Deus, mediante a beleza da liturgia, do silêncio, da caridade e da partilha de bens. Devemos ser capazes de "percorrer este caminho que leva a descobrir o Evangelho não como uma utopia, mas sim como a forma plena e real da existência", como dizia Bento XVI, em 13 de junho de 2011, quando do congresso eclesial diocesano de Roma. Nossas comunidades devem se tornar o oásis onde possamos experimentar a verdadeira natureza da Igreja. Ora, "na vida eclesial", disse ele durante sua audiência de 14 de maio de 2008, "fazemos uma experiência de Deus que é mais elevada do que a que alcançamos mediante a reflexão: por ela, nós realmente tocamos o coração de Deus".


Fonte: Trecho do Livro "A noite já se aproxima e o dia já declinou", Cardeal Robert Sarah.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa